Pós-graduação em inglês: Onde fazer, tipos e usos na carreira

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, ter uma Pós-graduação em inglês pode ser uma ótima maneira de turbinar o seu currículo, começar uma nova carreira ou mesmo aprofundar sues conhecimentos na língua.

Mas você sabe como funciona essa formação? E quais oportunidades ela oferece?

Se você quer a resposta, então continue lendo. Nesse texto você vai entender o que é essa formação, onde pode cursá-la e muito mais, tudo para te ajudar a escolher a melhor para a sua trajetória profissional.

O que é uma pós-graduação em inglês?

Pós-graduação em inglês
Foto cedida por Pexels

Para começar da forma certa, vamos entender o que é uma pós-graduação em inglês.

Em questão de significado, esse termo costuma representar cada tipo de formação acadêmica especializada voltada para a área de estudos de língua inglesa, podendo ser dividido em categorias diferentes.

Assim como em qualquer pós-graduação, essas formações têm como objetivo ampliar o seu conhecimento sobre os aspectos teóricos, métodos e técnicas de aplicação envolvendo as diferentes áreas de estudo dessa língua.

Por isso, se a sua intenção é começar uma pós e aprender ou se aprofundar no inglês, saiba que as oportunidades de especialização são amplas, já que existem várias opções de formação nessa área, voltadas para abordagens, profissões e interesses diferentes.

Além disso, apesar de ser uma pós-graduação voltada para uma língua estrangeira, essa formação costuma funcionar para alunos de qualquer área, sendo uma ótima maneira de aprofundar seus conhecimentos na língua, ou mesmo ampliar suas possibilidades de trabalho.

Quais os principais tipos de pós-graduação em língua inglesa?

Tendo explicado o que é exatamente uma pós-graduação em inglês, é hora de conhecer os principais tipos, para que você descubra aquele que funciona melhor para você.

Pós em ensino de Língua Inglesa

Destinada geralmente a alunos graduados em licenciatura, a pós em ensino de inglês costuma focar na formação de professores qualificados para a docência da língua inglesa, e é uma das opções a escolher nessa área.

No decorrer das aulas, você vai aprender os métodos, teorias e práticas de ensino da língua inglesa, além de entender os principais desafios e abordagens dessa prática.

Pós em tradução de Língua Inglesa

Ainda nos tipos mais comuns de pós-graduação em inglês, temos a pós em tradução de língua inglesa, outra formação bem consolidada no mercado.

As formações em tradução costumam apresentar os formatos e métodos mais comuns dessa técnica, bem como as características linguísticas específicas do inglês, além de ferramentas tecnológicas de tradução

Pós em estudo da língua inglesa

Mais tradicionais do que as anteriores, a pós em estudo do inglês, foca, como é de se esperar, no aprendizado e aperfeiçoamento da língua inglesa, perfeita para quem quer adquirir mais conhecimento técnico sobre o idioma, ou mesmo quem quer aprender a língua com facilidade.

Pós em Literatura de Língua inglesa

Essa talvez seja a formação mais acadêmica das disponíveis para essa área.

Já que é voltada para quem tem interesse nos aspectos literário e cultural do inglês, a pós em literatura inglesa possui uma carga teórica mais ampla, contemplando teorias literárias, aspectos históricos e culturais da língua inglesa e também questões técnicas sobre a literatura produzida nesse idioma.

Onde fazer uma pós em língua Inglesa?

Agora que já falamos sobre duas questões importantes sobre a pós-graduação em inglês, é hora de descobrir onde você pode fazer essa formação.

Faculdades públicas e federais

Começando pelas opções mais tradicionais, temos as boas e velhas faculdades públicas e federais, onde você pode encontrar diversos cursos de especialização e pós-graduação stricto sensu em inglês, prontas para atender suas necessidades.

Estácio

Seguindo com as opções mais comuns do mercado, temos as pós-graduações em inglês da Estácio, e nessa você também pode encontrar formações EAD que se encaixem bem na sua rotina.

Caso escolha os cursos da instituição, você ainda vai ter a oportunidade de ter um certificado de dupla valência, aprovado pela faculdade e pelo sistema de ensino americano, garantindo uma certificação de valor internacional.

Faculdade Cultura Inglesa

Uma das escolas de inglês mais conhecidas do Brasil, a Cultura Inglesa também oferece uma pós-graduação na sua faculdade, voltada para quem quer aprender novos métodos e práticas de ensino aprofundadas da língua.

Descomplica

Voltada para quem quer seguir carreira na área de tradução, a pós-graduação da faculdade Descomplica também pode ser uma ótima opção para você, e o melhor é que dá para cursá-la de forma 100 % online.

Para que serve essa formação na carreira?

Até aqui, você já viu o que é uma pós-graduação em inglês e conheceu os principais tipos e instituições que ofertam esse curso. Mas, afinal, qual a utilidade dessa formação para a sua carreira?

A resposta para isso depende do seu plano profissional. Como já vimos, existem alguns tipos mais comuns de pós-graduação nessa área, com focos profissionais e educacionais diferentes.

Dessa forma, seja você um profissional da área que busca aprimorar suas habilidades no ensino do idioma, alguém que deseja começar uma carreira na tradução ou mesmo um estudioso de literatura, é fácil afirmar que vai encontrar a pós que mais serve a você.

Além disso, é fácil dizer que profissionais de outras áreas também podem fazer bom uso dessa formação, aprendendo uma nova língua ou mesmo aprimorando suas habilidades.

Vale a pena se especializar em língua Inglesa?

Com tudo que vimos até aqui, resta responder à pergunta mais importante sobre essa formação: será que vale a pena fazer uma pós-graduação em inglês? E essa resposta dependerá dos seus objetivos de carreira.

Como vimos até aqui, uma pós em língua inglesa pode ser útil até mesmo para quem não é da área, e oferece várias oportunidades de carreira para quem tem formação superior nesse campo de estudos.

Sendo assim, se você busca se aprofundar nos estudos linguísticos e quer atuar na área de idiomas ou mesmo de ensino de inglês, é desnecessário dizer que essa oportunidade é para você.

Sendo assim, podemos afirmar que existem vantagens e oportunidades nessa área para pessoas com carreiras e históricos distintos, e, no fim das contas, cabe a você decidir como usará essa ferramenta a seu favor.

Conclusão

A pós-graduação em inglês é uma formação que traz muitas vantagens e oportunidades para quem quer especializar na área de estudos do idioma, e é uma opção a considerar em meio a muitos outro cursos de aprofundamento de ensino superior.

Por isso, agora você já sabe como usar essa área a seu favor, tanto para ampliar seus conhecimentos da língua inglesa, quanto para conseguir mais oportunidades de carreira.

Então, agora é hora de pensar sobre as nossas dicas e começar a decidir o seu futuro!

Se gostou desse conteúdo e tem sugestão de novos temas, não esqueça de nos contar nos comentários, vamos adorar responder você!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *