Melhores pós-graduações em Design de Interiores: veja como escolher e se especializar!

Você ama design de interiores e quer se especializar na área? Ou talvez já atue nesse campo e quer um curso para ampliar os seus conhecimentos.

Independente da sua situação, fazer uma pós-graduação em design de interiores pode ser uma ótima opção para começar uma carreira nova ou mesmo impulsionar sua carreira e conquistar mais oportunidades de trabalho.

E nessa hora, saber quais áreas você deve seguir e quais são as melhores pós-graduações em design de interiores é essencial. E é com isso que vamos te ajudar!

Confira abaixo um guia rápido sobre como funciona uma especialização nessa área, como escolher a melhor para você e as melhores formações para você cursar.

Melhores Pós-graduações em Design de Interiores
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Quem pode fazer uma pós-graduação em Design de Interiores?

Apesar de parecer ser específico para formados na área, um curso de pós-graduação em design de interiores não é uma especialização tão restrita, e muitas vezes pode ser feito por estudantes que se formaram em outras áreas de conhecimento também.

Entre os mais comuns, estão:

  • Estudantes de Arquitetura;
  • Estudantes de Design;
  • Estudantes de Artes Plásticas;
  • Estudantes de Engenharia Civil.

Por estarem ligadas, ou serem do mesmo ramo do design de interiores, essas são as graduações mais comuns dos alunos que procuram uma pós nessa área, mas elas não são as únicas.

Existem algumas formações em design de interiores que não exigem um curso superior em alguma dessas áreas, aceitando alunos de outras graduações também.

Essa flexibilidade permite que você escolha as melhores pós-graduações em design de interiores do mercado sem se preocupar com restrições na hora da inscrição, o que aumenta ainda mais suas possibilidades de especialização.

Como funciona essa especialização?

A flexibilidade de pré-requisitos para quem quer se especializar em Design de Interiores também acontece na hora da montagem dos cursos de especialização, e é bem comum que você encontre formações com grades curriculares e assuntos bem diferentes.

Mesmo com isso, esses cursos ainda seguem um gerenciamento de ensino padronizado, com aulas teóricas e práticas que podem ser presenciais ou à distância, em um ambiente virtual de aprendizagem.

Além disso, dependendo da área de estudo que você escolher, essa especialização também pode incluir atividades extracurriculares, como visitas técnicas, workshops e até mesmo elaboração de projetos reais, tudo para incrementar a sua experiência de aprendizagem.

Por isso, é importante pesquisar e escolher as melhores pós-graduações em design de interiores disponíveis no mercado, e conhecer muito bem cada área em que você pretende se aprofundar.

Em quais áreas é possível se especializar?

Melhores Pós-Graduações em Deisgn de Interiores Áreas para se especializar
Foto de gpointstudio no Freepik.

Essa é uma parte muito importante da etapa de decisão de qualquer aluno que queira fazer uma pós em design de interiores.

Como já vimos, esse é um campo muito amplo, e isso faz com que vários cursos de especialização surjam nas mais variadas áreas.

Aqui vão algumas em que você pode se especializar:

  • Arquitetura e design de interiores para o mercado de trabalho;
  • Projetos de interiores para ambiente corporativo;
  • Paisagismo;
  • Especialista em Design de interiores para ambientes sustentáveis;
  • Design de sets e ambientes cenográficos;
  • Design de interiores residencial;
  • Lighting Design;
  • Arquitetura de interiores hospitalares;
  • Design de interiores contemporâneo.

Essas são as opções mais comuns que você pode escolher na hora de se especializar, mas elas não são as únicas. Esse é um campo muito amplo, que comporta várias áreas e conceitos de desenho de ambientes diferentes.

Por isso, para escolher a sua, é importante entender o tipo de profissional que você quer ser, e qual delas te interessa de verdade.

Melhores Pós-graduações em Design de Interiores para você escolher

Depois de conhecer as principais áreas do design de interiores em que você pode se especializar, é hora de saber onde estudar. Por isso, separamos 5 das melhores pós-graduações em Design de Interiores  para te ajudar com isso.

Pós-graduação em design de interiores – SENAC

Se você procura um curso de design de interiores mais generalista, que traga o essencial da profissão sem perder muito tempo com assuntos específicos, essa especialização do SENAC pode ser uma boa opção para começar.

Nela, você vai aprender a elaborar um projeto inovador nos mais variados ambientes, além de saber como criar um espaço pronto para atender as necessidades do mercado na área de design.

Vale lembrar, que para se inscrever no curso é necessário ter uma graduação em arquitetura, design, engenharia civil ou artes plásticas.

Pós em Design de Interiores Contemporâneo – IED

Partindo de uma formação geral para uma área específica, temos a pós em Design de Interiores Contemporâneo do IED ( Istituto Europeo di Design), uma escola Italiana com cursos voltados para todas as áreas do Design.

A especialização acontece em modelo Híbrido e é ministrada na cidade de São Paulo, uma das duas sedes brasileiras do IED, focando nas técnicas e conceitos que envolvem a elaboração de projetos de ambientes modernos.

Pós-graduação em Lighting Design – Instituição Belas Artes

O Lighting Design é uma das áreas mais promissoras no mercado de design de ambientes, e essa pós-graduação em Lighting Design da Instituição Belas Artes pode ser o que você precisa para ser um profissional completo na área.

Ela acontece em modelo presencial e tem duração de 3 semestres, te ensinando tudo que você precisa para criar projetos luminotécnicos eficientes.

Especialização em Paisagem, Arte e Cultura Paisagística – UFRJ

Indo do Lighting Design ao paisagismo, outra área muito em alta no mercado, temos a pós em Paisagem Arte e Cultura paisagística da UFRJ, uma formação dedicada a entender os aspectos práticos, técnicos e culturais desse campo, e ofertada por uma faculdade conceituada na área.

Pós EAD em Design de Interiores – Cruzeiro do Sul virtual

Por fim, se você não tem tempo para fazer uma formação presencial, essa pós EAD da Cruzeiro do Sul Virtual pode ser o que você precisa, já que pode receber alunos de todo o Brasil.

Nela você também vai aprender como projetar e criar projetos residenciais e comerciais do zero, além de ampliar o seu repertório conceitual na área, e encontrar o seu diferencial como profissional.

Como escolher o curso de pós-graduação certo para o que você precisa?

Como escolher Melhores Pós-graduações em Design de Interiores
Foto de cookie_studio no Freepik.

Você já conheceu as melhores pós-graduações em design de interiores do mercado, viu como se especializar na área e conheceu os principais segmentos desse campo.

Mas como escolher o curto certo para as suas necessidades?

Para fazer isso, você precisa seguir alguns passos:

1- Descubra qual área pretende seguir;

2- Conheça  bem os seus objetivos profissionais;

3- Encontre um bom curso em uma boa instituição de ensino;

4- Procure informações sobre cada curso e entenda como ele pode incrementar a sua carreira;

Esses são as 4 melhores práticas que vão te ajudar a fazer uma escolha certeira e não gastar tempo e dinheiro na formação errada.

Mas, além disso, também é importante se atentar para outras questões, como o tempo de duração de cada curso e quanto você vai pagar por cada formação.

Sendo assim, avalie bem as suas possibilidades e escolha a área que mais faz sentido para você, dentro dessas condições.

Quais são as oportunidades de carreira para pós-graduados em design de interiores?

Se você leu até aqui, com certeza estava esperando por essa parte. Afinal, não adianta investir nas melhores pós-graduações em Design de interiores se você não tiver onde trabalhar.

Mas se você se preocupa com isso,  saiba que o mercado para um designer de interiores é cheio de oportunidades, com muitas profissões para você escolher.

Entre as principais, estão:

  • Arquiteto e Designer de interiores;
  • Designer de interiores autônomo;
  • Especialista em Lighting Design;
  • Consultor;
  • Professor Acadêmico;
  • Projetista;
  • Paisagista;
  • Set Designer.

Vale lembrar, que apesar de ser possível trabalhar nessas áreas com uma formação geral, cada profissão exige uma pós-graduação específica, e você deve levar isso em conta na hora de considerar suas oportunidades de carreira.

E isso é tudo. Agora você tem tudo que precisa para escolher a pós-graduação em design de interiores perfeita para você, e só o que tem que fazer é começar!

Então Boa Sorte e até mais!

 

E se gostou desse conteúdo, continue navegando no nosso site e aprendendo conosco!

 

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *