Entenda o que é pós-graduação e como ela ajuda a sua carreira

Segundo dados divulgados pelo IBGE, o número de desempregados passou de 10 milhões no Brasil em 2022, e com um mercado cada vez mais concorrido, ter um destaque no currículo pode ser a opção certa para evitar essa realidade.

Por isso, nessa hora, ter uma pós-graduação é a solução que você precisa para se tornar um profissional mais competente e bem requisitado. Mas o que é pós-graduação exatamente? E como ela ajuda a sua carreira?

Nesse conteúdo, você vai ver o que é essa formação, quais os tipos mais comuns de pós-graduação, e como ela pode alavancar a sua carreira e te abrir diversas oportunidades de trabalho.

Veja só:

Afinal, o que é pós-graduação?

O que é pós-graduação
Foto cedida por Pexels

Para entender essa formação, precisamos responder a uma pergunta fundamental: O que é pós-graduação?

Uma pós-graduação é uma etapa de formação acadêmica mais especializada, que vem logo após a graduação. Sendo assim, o termo pós-graduação é uma nomenclatura genérica que abrange alguns tipos de formação.

Dessa forma, os cursos de pós-graduação costumam se dividir em duas categorias:

  • Pós-graduação Lato Sensu;
  • Pós-graduação Stricto Sensu;

Os cursos Lato Sensu, com uma abordagem mais ampla, costumam ser voltados ao exercício de alguma profissão, e englobam as especializações e os MBAs, cursos mais simples e mercadológicos.

Já na categoria Stricto Sensu estão os cursos de densidade teórica e técnica maior, voltados a um conhecimento acadêmico mais profundo e ao desenvolvimento de pesquisa. Entre eles estão os mestrados profissionais e acadêmicos, e os doutorados.

Saber como funciona cada tipo e qual deles fazer é o primeiro passo para entender o que é uma pós-graduação em essência, e saber como usá-la a seu favor.

Para que serve uma pós-graduação?

Sabendo o que é Pós-graduação, é importante entender que ela pode servir a vários objetivos, sendo basicamente uma forma de ampliar ou adquirir novos conhecimentos.

Sendo assim, ela pode servir para aprofundar os conhecimentos de uma graduação, ou mesmo para formar profissionais mais capacitados a atuar na sociedade, com mais conhecimento técnico e mais aptos a gerar bons resultados com suas ações.

Por isso, qualquer pós-graduação, seja ela lato sensu ou stricto sensu, tem o objetivo de formar pessoas competentes, e pode ou não servir para fins profissionais.

O grande segredo, então, é saber como essa formação vai te ajudar, e, já que estamos falando de carreira, como você pode usá-la para aprimorar suas competências no trabalho.

Mas para entender como usá-la a seu favor, você precisa conhecer os principais formatos de pós-graduação disponíveis.

Tipos de pós-graduação mais comuns

Hoje em dia, os tipos de pós-graduação costumam se dividir em 4 tipos mais comuns.

Vamos entender cada um deles:

Especialização

A especialização é um curso de expansão ou aprofundamento de uma área de conhecimento, com um propósito mais profissional e claro.

Elas costumam durar em torno de 360 horas, e, assim como na graduação, exigem a entrega de um trabalho de conclusão ao fim do curso.

Já que permitem o cruzamento e ampliação de áreas de conhecimento distintas, essas formações são perfeitas para quem quer um conhecimento mais amplo ou técnico da sua área de trabalho, ou mesmo para quem busca mudar de profissão.

MBA( Master in Business Administration)

Como você pode imaginar, os MBAs são uma modalidade voltada para o mundo dos negócios, pensada para preparar gestores e empreendedores para a administração de empresas de forma eficiente.

Apesar de ter surgido no exterior como um titulo de mestrado em negócios, no Brasil, os MBAs funcionam apenas como especialização, e não ofertam um conhecimento tão sistemático e acadêmico quanto os mestrados.

Mestrado

O mestrado é o primeiro estágio de pós-graduação realmente voltado para a pesquisa e desenvolvimento acadêmico, e são geralmente divididos em duas categorias:

  • Mestrado Profissional: Voltado para as teorias e práticas do mercado de trabalho.
  • Mestrado Acadêmico: Voltado para a pesquisa e estudos de uma área de conhecimento.

Em média, os mestrados costumam ter duração de 2 anos, e, ao contrário da especialização, exigem a apresentação de uma dissertação ao final do curso.

Doutorado

Último estágio de desenvolvimento acadêmico, os doutorados são a formação mais especializada e densa de todas, exigindo um alto nível de dedicação, com um tempo de duração médio de 4 anos.

Como são estritamente acadêmicos e especializados, são pensados para atender as necessidades da academia e formar pesquisadores de alta qualidade, sendo ideais para quem deseja seguir carreira nessa área.

Como ter uma pós pode alavancar a sua carreira?

Se leu até aqui, você já entendeu o que é pós-graduação e conheceu os principais tipos. Então é hora de entender como usar essa formação para alavancar sua carreira.

Salário mais alto

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, ter um diferencial no currículo se tornou mais do que essencial, e nada melhor que uma pós para te ajudar com isso.

Segundo uma pesquisa da Catho realizada em 2018, a diferença salarial de profissionais que possuem pós-graduação para aqueles que não possuem é de quase 50%, mostrando que essa formação é uma garantia de melhores remunerações.

Mais oportunidades de trabalho

Como já dissemos antes, saber o que é pós-graduação e ter uma  te permite aprofundar conhecimentos e técnicas da sua área de trabalho, ou mesmo conhecer novas áreas e ampliar seus horizontes.

Por isso, com uma pós no currículo, você tem muito mais oportunidades.

Especialidade em uma área

Outra vantagem excelente de uma pós para a carreira é a capacidade de se especializar na sua área de atuação.

Com a constante procura por profissionais especialistas no mercado, essa é uma ótima oportunidade de avançar na carreira e se destacar ainda mais.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Entendendo o que é pós-graduação e tudo que vimos até agora, uma pergunta ainda pode restar para você: será que vale a pena investir em uma pós-graduação?

Para dar uma resposta clara, podemos dizer que sim, vale a pena.

Ter uma pós-graduação é uma ótima maneira de se diferenciar e se destacar no mercado, ou mesmo de ampliar os seus conhecimentos e adquirir habilidades mais técnicas e específicas.

Então, se você busca subir de cargo no seu trabalho, mudar de área ou mesmo brigar por uma melhor remuneração, investir nessa formação pode ser muito recompensador.

Entretanto, cabe dizer que a pós não é o único caminho que você pode seguir para subir de carreira, e muitas vezes ela pode não ser o que você procura no momento.

Então, busque sempre entender o seu contexto profissional, onde quer chegar, e o que pode fazer para alcançar seus objetivos profissionais.

Conclusão

Ter uma pós-graduação pode te abrir portas importantes de carreira e de conhecimento, mas conhecer suas possibilidades é importante e essencial.

Por isso, sabendo o que é pós-graduação, e como pode tirar proveito dela para a sua carreira, você tem tudo que é preciso para começar a dar os primeiros passos rumo à excelência profissional. Então, lembre bem das nossas dicas e boa sorte!

Se gostou desse conteúdo e quer mais textos desse tipo, confira esses materiais que temos preparados para te ajudar a crescer ainda mais na carreira.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *