Curso de confeitaria gratuito: Onde fazer, requisitos e benefícios

Você quer começar uma carreira na área de confeitaria? Ou só está buscando um curso para melhorar na arte de confeitar?

Esteja você de qualquer lado, pode encontrar um curso de confeitaria gratuito para te ajudar com isso.

Eles são uma ótima porta de entrada para essa área concorrida da culinária, e opções perfeitas para aprender uma nova habilidade na cozinha ou mesmo começar a se formar no mercado.

Por isso, nesse post separamos uma lista deles para você, com os principais requisitos para entrar nessa área, onde encontrar bons cursos e muito mais.

Então, não perca tempo, comece a ler agora mesmo.

Quem pode fazer um curso de confeitaria?

Para esclarecer as principais questões sobre essa área da culinária, precisamos entender quem está qualificado para fazer um curso de confeitaria, seja ele gratuito ou pago.

Apesar de serem geralmente voltados a quem quer se profissionalizar e vender bolos, doces e mais, quase qualquer pessoa pode fazer um curso desse tipo, e as exigências não se restringem a ter experiência na área ou mesmo ter muito dinheiro.

Então, esteja você buscando se profissionalizar e empreender nessa área, ou apenas procurando aprimorar suas habilidades na cozinha, saiba que existe um curso perfeito para você, pronto para atender às suas necessidades.

Mesmo assim, com tantas opções no mercado e com a constante demanda por confeiteiros de qualidade, não é todo mundo que está apto a enfrentar os desafios que essa função exige.

E é nessa hora que um curso de confeitaria gratuito vem a calhar, te ajudando a entender o essencial dessa carreira antes de mergulhar de cabeça.

Onde encontrar um curso de confeitaria gratuito?

Curso de confeitaria gratuito
Foto cedida por Pexels

Uma vez que você já sabe se pode ou não investir na formação de confeiteiro, escolher um curso para começar é fácil, e existem várias plataformas onde você pode encontrá-los.

Youtube

Se você é iniciante ou apenas quer aumentar a qualidade dos seus bolos e doces, o Youtube é a plataforma perfeita para começar. Lá você pode encontrar vários vídeos e cursos gratuitos introdutórios, feitos por quem realmente atua na área.

Sebrae

Já se você mora em São Paulo e busca empreender e se tornar um profissional da confeitaria, vai encontrar bons cursos presenciais de fabricação e venda desses produtos no Sebrae. Basta entrar na plataforma e encontrar as datas e cidades em que os cursos serão ofertados.

Iped

Ainda falando em plataformas de renome, temos os cursos de confeitaria gratuitos do Iped, uma plataforma de educação com 20 anos de atuação. Lá você vai achar cursos que vão desde aulas sobre produção de bolos caseiros, a cursos de doces, sobremesas e sorvetes.

Quais os requisitos de um curso de confeitaria?

Até aqui, você entendeu onde encontrar um curso de confeitaria gratuito, indo de uma plataforma mais simples até as mais profissionais. Mas quais são os requisitos para um curso desse tipo?

Felizmente, eles não são muitos, pois, como já dissemos, qualquer pessoa interessada pode começar nessa área.

Mesmo assim, alguns pré-requisitos são necessários. São eles:

  • Ter interesse por confeitaria e culinária: Pode parecer óbvio, mas ter interesse genuíno por confeitaria é um dos pré-requisitos para seguir com esse curso. Então, avalie suas motivações e o seu gosto pela arte de confeitar.
  • Ter tempo e disposição para estudar e praticar: Assim como em qualquer curso ou formação, você vai precisar de tempo e dedicação para aprimorar a sua técnica de confeitaria, ou mesmo para aprender essa habilidade do zero.
  • Ter o equipamento necessário em casa: Não dá para praticar qualquer tipo de culinária sem ter que colocar a mão na massa, não é mesmo? Por isso, se certifique de adquirir todos os materiais e peças necessários para criar as suas receitas e evoluir durante o curso.

O que você pode aprender em um curso de confeitaria?

Assim como no mundo da confeitaria, a diversidade de cursos e formações disponíveis para essa área é grande, e isso acabará se refletindo no seu nível de aprendizado.

Como estamos falando de um curso de confeitaria gratuito, existe uma limitação do que você pode aprender nessa formação, já que a maioria se limita aos fundamentos da área, técnicas de gestão e negócios e aulas sobre receitas de bolos e sobremesas.

Caso se interesse em ir além, você pode encontrar cursos mais completos no mercado, ofertados por profissionais e empresas especializadas, ou mesmo por faculdades, como os cursos de pós-graduação em confeitaria.

Nessas formações, você aprenderá técnicas avançadas de trabalho, como confeitaria artística, confeitaria gourmet de alta qualidade, e por aí vai, além de também entender técnicas mais complexas de gestão e empreendedorismo.

Nessa hora, a variedade de opções e níveis de conhecimento é grande, e caso resolva se aprofundar, você deve escolher o que melhor funciona para o seu contexto pessoal.

Vale a pena estudar confeitaria?

Com tudo que vimos até agora, resta uma pergunta importante: vale a pena investir tempo e dedicação em um curso de confeitaria gratuito?

A resposta para isso não é tão simples quanto parece: Na maioria das vezes, pode valer muito a pena. Mas tudo depende do que você pretende, e da sua disposição para aprender.

Seja por hobby, para ganhar uma renda extra ou mesmo para seguir nessa profissão, a área da confeitaria pode ser muito recompensadora, quando escolhida com cautela e paixão.

Por isso, antes de tomar uma decisão, leve em conta esses detalhes, e aproveite o material dos cursos gratuitos ao máximo, aplicando o que aprendeu com dedicação, e no fim, você terá as habilidades para se dar muito bem na cozinha.

Conclusão

Pronto. Agora você já sabe quem pode fazer um curso de confeitaria gratuito, onde encontrar essa formação, e o que você vai aprender com ele, então é hora de colocar a mão na massa e começar a estudar.

Com muitas oportunidades no mercado, a área de confeitaria é um ponto de partida perfeito para qualquer um, e um ótimo meio de ganhar dinheiro fazendo o que gosta, ou mesmo de aprender uma nova habilidade na cozinha.

Por isso, anote as nossas dicas e boa sorte na sua jornada!

Se ainda tem dúvidas ou quer sugerir um tema, não deixe de nos contar nos comentários, vamos adorar receber o seu feedback.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *