Pós-graduação EAD gratuita: entenda como funciona e onde você pode fazer

Se você tem uma vida corrida e não tem tempo ou dinheiro para alavancar a carreira com uma pós-graduação, saiba que fazer uma Pós-graduação EAD gratuita pode ser a solução para esse problema.

Mas nem todo mundo sabe como funciona essa formação, e onde conseguir se especializar.

Por isso, se você está perdido e quer entender como tirar proveito dessa chance de se desenvolver profissionalmente, nesse conteúdo vai encontrar tudo que precisa sobre essa modalidade de estudo.

Acompanhe:

Como funciona uma pós-graduação a distância?

Pós-graduação EAD gratuita
Foto cedida por Pexels

Como o próprio nome já entrega, uma pós-graduação à distância nada mais é do que uma formação de ensino superior nas modalidades lato sensu ou stricto sensu, com aulas ministradas 100% online.

Dito isso, vamos falar sobre alguns detalhes.

Apesar de a modalidade de ensino ser a mesma que um EAD comum, a abordagem de educação dessa formação pode variar de acordo com cada instituição.

Sendo assim, você pode encontrar formações online livres, sem cronograma de estudos ou horários de aula específicos, te permitindo aprender no seu ritmo e do seu jeito.

Da mesma forma, também existem modelos de pós-graduação EAD com regimes de estudo mais tradicionais, e até mesmo modalidades de aprendizado semipresenciais. Por isso, é importante ter isso em mente ao escolher a sua.

Como fazer uma pós-graduação EAD gratuita?

Esclarecida a primeira dúvida, é hora de saber como você pode fazer sua pós-graduação EAD gratuita, e para isso, existem duas formas mais comuns.

Faculdades públicas regionais e federais

Como não poderia deixar de ser, a maneira mais simples e fácil de fazer uma pós à distância sem pagar nada, são os cursos de faculdades públicas e federais. Por isso, eles são sua primeira opção quando o assunto é estudar de graça.

Apesar disso, vale ressaltar que esse modelo de ensino não costuma ser tão frequente nessas instituições quanto parece, e é bem comum encontrar editais com vagas limitadas para especializações e formações desse tipo.

Por isso, para garantir a sua vaga, é importante ficar sempre de olho nas atualizações de cada instituição, e procurar os cursos que mais te interessam.

Bolsas de estudo

Em segundo lugar temos as tão famosas bolsas de estudo, uma ótima opção para fazer cursos de pós-graduação de qualquer tipo, e muito disputados por alunos de todo o Brasil.

Assim como no caso das faculdades públicas, as bolsas de pós EAD também costumam ser mais restritas, exigindo pesquisa e preparação para consegui-las.

Mesmo assim, vale pontuar que as oportunidades nessa modalidade são convidativas, e você pode encontrar bolsas ofertadas por faculdades privadas e instituições específicas, bolsas remuneradas e até mesmo bolsas ofertadas por centros de fomento como a CAPES e o CNPQ.

Onde encontrar uma pós-graduação EAD gratuita?

Sabendo as formas mais comuns de conseguir uma pós-graduação ead gratuita, é hora de descobrirmos onde você pode fazê-la:

  1. Faculdades e universidades públicas: Como já comentamos, elas são sua primeira opção para conseguir uma formação gratuita, e a dica aqui é procurar aquela em que você mais quer estudar, ou mesmo instituições da sua região, e conseguir cursos por meio delas.
  2. Plataforma AVAMEC: Essa é uma novidade para graduados em cursos de licenciatura ou pedagogia. A AVAMEC, uma plataforma de educação oficial do MEC, oferece pós-graduações online e gratuitas nos quatro campos mais comuns da educação, voltadas para a especialização de professores de ensino médio.
  3. Institutos federais: Assim como as universidades públicas, os IFs regionais de vários estados também ofertam vagas de pós-graduação ead sem custo. Por isso, vale a pena acompanhar as atualizações.
  4. Faculdades privadas: Outra opção interessante para essa modalidade são as faculdades privadas, que, como também já falamos, ofertam bolsas de ensino à distância específicas, que valem ser perseguidas por você.

Como fazer uma pós EAD de graça no exterior?

Uma das perguntas mais frequentes de quem quer fazer uma pós-graduação ead gratuita é a possibilidade de estudar em faculdades de fora, no conforto da sua casa. Então, se esse é o seu caso, saiba que isso também é possível.

Assim como em faculdades no Brasil, existem instituições de ensino superior em outros países que também ofertam vagas de pós-graduação a distância, muitas delas gratuitas ou com possibilidades de bolsas. Vamos ver algumas.

 Faculdades de Portugal

Se você não domina uma língua estrangeira, mas quer uma qualificação de uma universidade do exterior, pode encontrar cursos de pós-graduação ead de universidades de Portugal.

Veja algumas opções:

  • Universidade aberta de Portugal ( UAB);
  • IPAM ( Instituto de especializações em Marketing);
  • IEBS ( Escola de negócios para Portugal e Espanha)

Faculdades de língua inglesa

Se o inglês não é problema para você, então suas oportunidades de estudo são ainda maiores. Você pode encontrar várias universidades americanas e inglesas com programas de pós-graduação a distância, e separamos uma de cada para te ajudar.

  • UoPeople( University of the people) – A University of the People é uma faculdade Americana 100% online, com cursos de ensino superior gratuitos de todos os níveis, perfeitos para quem quer incrementar seus estudos sem sair de casa.
  • Open University – Essa é uma faculdade sediada no Reino Unido, e nela você também pode encontrar cursos online, com a possibilidade de solicitação de bolsas.

Vale a pena fazer uma pós-graduação a distância?

Com tudo que vimos até agora, você já entendeu como conseguir uma pós-graduação ead gratuita com facilidade, mas será que essa opção vale mesmo a pena?

A resposta para isso depende das suas prioridades. O grande benefício de qualquer tipo de educação a distância(link) é a comodidade e praticidade desse ensino, além da possibilidade de estudar em qualquer faculdade do mundo, sem sair de casa.

Por isso, se você procura mais qualidade de ensino e flexibilidade de estudo, descobrirá que esse modelo pode valer muito a pena, e te ajudará a evoluir ainda mais na carreira.

Sendo assim, fazer uma pós a distância pode sim valer muito a pena, mas no fim das contas, tudo depende das suas necessidades e o que planeja alcançar com esse formato de estudo.

Sites com vagas de pós ead gratuitas para ficar de olho

Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa para encontrar uma pós-graduação ead gratuita e alavancar ainda mais sua carreira.

Então, para finalizar por aqui, separamos 2 sites que vão te ajudar a sempre ficar de olho nas últimas vagas e oportunidades de estudo online:

Se gostou desse conteúdo, não esqueça de nos contar nos comentários, e sugerir novos temas e correções!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *