Pós-graduação em psicologia: Conheça as áreas mais comuns e onde cursar

Apesar de ser cada vez mais difundida no mundo do trabalho contemporâneo, a pós-graduação em psicologia é uma formação que se mantém firme e forte entre os especialistas desse campo de estudos, sendo uma ótima notícia para quem busca entender mais da área e quer mais espaço para pesquisa.

Mas com tantas áreas no mercado, fica difícil saber qual escolher e até mesmo onde cursar essa formação.

Por isso, nesse conteúdo vamos te contar para quem se destina esses cursos, onde você pode encontrar os melhores no mercado, quais as principais formações disponíveis e mais, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Então não perca tempo e comece a ler.

Para quem se destina uma pós-graduação em psicologia?

Pós-graduação em psicologia
Foto cedida por Pexels

Cada vez mais comuns entre as áreas de gestão e organizacionais, as pós-graduações em psicologia ainda continuam como fortes opções de especialização para profissionais dessa área, por isso, podemos afirmar que esse é o principal público dessa formação.

Como campo do saber de grande relevância, a psicologia se dividiu em diversas áreas de estudo com o passar do tempo, com uma demanda crescente por profissionais qualificados para cada mercado particular.

Por isso, se você possui graduação na área e procura se especializar e conseguir melhores oportunidades de trabalho, fazer uma pós-graduação é a pedida certa para crescer.

Apesar disso, vale pontuar que, conforme já dissemos, a presença da psicologia em novas áreas de atuação é cada vez mais constante, e novas especializações voltadas para profissionais de áreas diferentes é cada vez mais comum, como as pós-graduações em psicologia organizacional.

Principais áreas de Pós-graduação em psicologia

Uma vez conhecido o público a quem se destina uma pós-graduação em psicologia, é hora de entender quais são as principais áreas de especialização nessa área, e elas são diversas.

Psicologia clínica

A psicologia clínica é talvez a especialização mais comum e difundida no mercado, sendo o ponto de partida de qualquer psicólogo em início de carreira.

Apesar de estar disputando espaço com outros campos e especializações, a psicologia clínica ainda é uma boa opção para quem quer uma maneira mais simples e tradicional de entrar no mercado.

Psicologia organizacional

Cada vez mais popular entre gestores e profissionais de RH de todo tipo, a psicologia organizacional também é uma opção que você pode seguir, sendo uma formação bem oportuna para quem quer trabalhar em um mercado voltado para o meio corporativo.

Psicologia jurídica

Em um patamar mais específico que as anteriores, a psicologia jurídica, também conhecida como psicologia forense, é uma área promissora que vem crescendo cada vez mais.

Já que lida com laudos e avaliações psicológicas de casos jurídicos e criminais, esse ramo da psicologia exige profissionais capacitados e bem treinados para os obstáculos e desafios decorrentes da profissão, sendo uma das áreas que mais traz estabilidade profissional e financeira.

Psicologia escolar

Por último, mas não menos importante, temos a psicologia escolar.

Essa é uma área da psicologia voltada para o processo educativo, focando nas ferramentas cognitivas e psicológicas responsáveis pelo aprendizado.

Com uma pós-graduação nessa área, você pode atuar em escolas de todo tipo, focando no crescimento pedagógico de alunos com faixas etárias e históricos de aprendizado diversos.

4 melhores pós em psicologia do mercado

Tendo visto algumas áreas de pós-graduação em psicologia, resta conhecer as melhores instituições que oferecem essa formação no mercado, e as opções são muitas.

Sendo assim, vamos conferir as 4 melhores:

  • PUCRS: Reconhecida como a instituição com a melhor Pós-graduação do Brasil, a PUCRS oferta cursos de Mestrado e Doutorado na área de Psicologia, com reconhecimento internacional. Então, se você quer uma formação de alta qualidade voltada para o campo de pesquisa, essa é uma ótima opção.
  • UFMG– Também com programas de mestrado e Doutorado, a UFMG, eleita a melhor no curso de Psicologia pelo Ranking Universitário da Folha em 2019, é outra opção para quem quer se especializar em pesquisa e busca uma instituição sólida e bem reconhecida no mercado.
  • Estácio – Partindo para as instituições privadas mais atuais, temos as especializações em Psicologia da Estácio. Voltadas para o mercado de trabalho, essas são ótimas opções se você deseja dominar uma das muitas áreas de especialização da psicologia, se posicionando bem no mundo profissional.
  • Mackenzie – Por fim, se você mora em São Paulo ou região, temos as especializações em psicologia da Mackenzie, dividida em algumas áreas de estudo, como Psicologia aplicada, Psicopedagogia e Psicologia Organizacional. Para quem busca uma faculdade de renome com boas formações, essa é uma boa pedida.

Como escolher sua área de trabalho em Psicologia

Como já vimos até aqui, tentar uma pós-graduação em psicologia é uma decisão que deve levar em conta as especialidades desse campo, bem como a compreensão de quem é o público alvo dessa formação.

Mas, no fim das contas, a decisão final deve ser feita por você. Por isso, saber escolher sua área de atuação nesse campo profissional vasto é muito importante.

Sendo assim, para acertar na escolha, você deve começar pensando nos seus objetivos profissionais, e o que deseja alcançar com uma formação desse nível, além de entender qual o campo de atuação em que você gostaria de trabalhar.

Além disso, também é importante considerar as oportunidades de carreira mais atrativas do mercado, pensando nas chances reais que você terá de progredir profissionalmente.

Fazer isso irá garantir que você tenha sempre os pés no chão, fazendo uma escolha realista e bem pensada, que irá impactar positivamente no seu desenvolvimento de carreira.

Conclusão

E aí está. Agora você já conhece as áreas mais comuns de pós-graduação em psicologia, onde cursar essa formação e para quem ela se destina, além de entender o que considerar ao escolher a melhor para você.

Então, com tudo isso, é hora de começar a planejar seu crescimento de carreira, escolhendo a formação que vai te dar as oportunidades certas para se desenvolver.

E se gostou desse conteúdo, confira os outros textos que temos preparados para você, eles te darão ainda mais conhecimento sobre formação online e decisão de carreira.

Boa sorte e até mais!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *