Pós-graduação em Gestão de Pessoas: Tudo que você precisa saber

Muito cotada por gestores e profissionais do setor de RH, a pós-graduação em Gestão de Pessoas é uma formação rica e cheia de oportunidades em diversos campos do mercado de trabalho.

Por isso, seja você da área de RH, ou alguém que busca melhorar seu desempenho no trabalho, vai encontrar um curso nessa área para você.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber sobre essa formação e as vantagens de um curso desses para a sua carreira.

Quer descobrir? Então não pare de ler.

O que é uma Pós-graduação em gestão de pessoas?

Pós-graduação em gestão de pessoas
Foto cedida por Pexels

Com um modelo de ensino voltado para o mundo profissional, a pós-graduação em gestão de pessoas nada mais é que uma formação superior voltada para o aprofundamento de conhecimentos e técnicas de liderança, organização empresarial e gestão de recursos humanos nas empresas.

Sendo assim, tem como foco principal capacitar profissionais para trabalhar nos diversos setores de recrutamento, gestão de pessoal, e organização de processos, servindo para ensinar a qualquer aluno a arte de lidar e trabalhar com pessoas.

Cobrindo uma das áreas mais requisitadas do mercado, os cursos em gestão de pessoas são encontrados em diversos formatos, abrangendo desde especializações e MBAs até mestrados e doutorados na área.

Por isso, se você procura se especializar nesse setor ou mesmo melhorar suas habilidades administrativas, saiba que fazer uma pós nessa área pode trazer muitas oportunidades.

Para ter uma ideia, veja alguns dos principais cursos e especializações disponíveis no mercado:

  • Psicologia Organizacional;
  • Gestão estratégica de pessoas;
  • Liderança e Coaching;
  • Gestão de Departamento Pessoal;
  • Desenvolvimento de competências gerenciais;

Quem pode fazer uma pós em gestão de pessoas?

Embora seja voltada para profissionais que atuam ou querem atuar nos setores de RH das empresas, ou mesmo na área de recursos humanos, a pós-graduação em gestão de pessoas abre possibilidades para quase qualquer um.

Isso acontece porque esse setor tem como base o aprimoramento de habilidades de comportamento e gestão de profissionais, processos de trabalho e gerência de capital humano.

Sendo assim, seja você um empregador, um líder empresarial ou mesmo um profissional que busca melhorar suas relações e processos de trabalho, essa formação pode ser para você, e ajudar no seu desenvolvimento de carreira.

Por isso, essa área é uma das mais abrangentes e receptivas do mercado, servindo a quase qualquer setor de atuação profissional e permitindo conexões não só com o campo dos recursos humanos, mas também com os negócios, administração e processos organizacionais.

Onde cursar uma pós em gestão de Pessoas?

Agora que você já sabe o que é e quem pode fazer uma pós-graduação em Gestão de Pessoas, vamos descobrir onde você pode cursá-la.

Mas antes de listar alguns cursos de qualidade, vale pontuar que, como já dito, existem diversos tipos de pós disponíveis nessa área, sendo as mais comuns os MBAs e as especializações, que correspondem às duas maiores demandas desse mercado.

Sendo assim, veja uma lista com algumas instituições e cursos:

  • MBA em gestão estratégica de pessoas da Live University.
  • Pós-graduações e MBAs em gestão de pessoas e liderança da PUCRS, ofertados na modalidade 100% online.
  • MBA em gestão de Pessoas da Unijorge.
  • Pós em Gestão de departamento pessoal e relações trabalhistas da Estácio.
  • MBA em gestão estratégica de Recursos Humanos da FGV.

Além desses, muitos cursos de instituições de renome como o IBMR, a Business School São Paulo, Universidade Paulista e muitas outras estão disponíveis, com níveis de especialização e abordagens que variam de acordo com a amplitude de temas e métodos da área de gestão de pessoas.

Quanto custa essa formação?

Até aqui, já aprendemos o que é uma pós-graduação em Gestão de Pessoas, quais áreas de atuação profissional ela contempla e mais, então é hora de falar de dinheiro, e entender quanto você vai gastar nessa formação.

Como na maioria dos cursos e pós-graduações no mercado, o valor de uma formação nessa área pode variar conforme a instituição, qualidade do material, modalidade de ensino e mais, por isso, estabelecer um valor fixo é praticamente impossível.

Sendo assim, para estabelecer uma média, podemos dizer que você pode encontrar formações no mercado com mensalidades muito baratas, a partir de R$20,00, até preços muito acima da média, custando mais de R$3,000.

Por isso, nessa hora, o melhor a se fazer é pesquisar o curso ou instituição que melhor atende às suas necessidades, com boa qualidade e um bom custo-benefício.

O que você vai aprender nesse curso?

Você acompanhou esse conteúdo até aqui, e já sabe muito do que precisa para escolher a pós-graduação em gestão de pessoas que melhor se adequa aos seus objetivos. Mas, até agora, não falamos sobre o que você vai aprender nessa formação.

Como prepara um profissional para gerir pessoas e lidar com os aspectos psicológicos do trabalho em grupo, a pós nessa área costuma englobar disciplinas e técnicas que foquem em desenvolver competências voltadas à relação interpessoal no trabalho e à produtividade de indivíduos.

Por isso, algumas disciplinas mais comuns nessa formação:

  • Introdução à gestão de pessoas.
  • Desenvolvimento humano.
  • Psicologia Positiva e Coaching.
  • Gestão de carreira.
  • Liderança e desenvolvimento de equipes.
  • Transformações do mundo do trabalho.

Além dessas, algumas formações podem focar em aspectos estratégicos da gestão de negócios, cultura organizacional, gestão de talentos, aspectos técnicos dos recursos humanos e muito mais.

Tudo depende do tipo de curso e da abordagem aplicada em cada um deles.

Oportunidades de carreira nessa área

Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa sobre a pós-graduação em gestão de pessoas, e pode começar a planejar sua nova formação ou buscar novas oportunidades de carreira.

E falando em carreira, para te ajudar na escolha, separamos as melhores oportunidades de trabalho para a área de gestão de pessoas, te ajudando a guiar ainda mais suas decisões profissionais.

São elas:

  • Recrutamento e seleção de pessoas;
  • Consultoria em Recursos Humanos;
  • Treinamento e capacitação de profissionais;
  • Supervisão de cargos e carreiras;
  • Assistência em Departamento Pessoal;

Sabendo por onde ir, só te resta guardar essas informações e começar a pesquisar os cursos e especializações mais perto de você. Te desejamos boa sorte nessa jornada!

Se gostou desse conteúdo, não esqueça de conferir os outros materiais que temos preparados para você. Temos certeza que irão te ajudar!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *