Faculdade de psicologia EAD é possível? Saiba tudo sobre essa formação

Um dos cursos de ensino superior mais procurados do Brasil, segundo o Censo da Educação Superior do MEC, o curso de Psicologia vem ganhando mais adeptos a cada ano, e são muitos os que procuram uma faculdade de psicologia EAD.

Mas, apesar do interesse geral por essa formação, ainda encontramos uma escassez de cursos desse tipo no mercado, levando qualquer um a questionar: será que é realmente possível fazer essa faculdade à distância?

É isso que vamos te contar nesse conteúdo. E garantimos, a resposta é muito animadora.

Então, se quer saber a resposta completa, continue lendo, temos as novidades sobre isso logo abaixo.

Dá para fazer uma faculdade de psicologia EAD?

Faculdade de psicologia EAD
Foto cedida por Pexels

Sabemos que você quer logo a resposta para essa pergunta, então, vamos a ela: sim, já é possível cursar uma faculdade de psicologia EAD, mas ainda não existe nenhum curso no mercado.

Isso acontece porque, até o primeiro semestre de 2022, ainda não havia autorização do MEC para a criação e oferta de graduações de psicologia à distância.

Como se enquadra na categoria de curso da área de saúde, a faculdade de psicologia, na prática, não poderia ser ofertada na modalidade EAD, já que, para os cursos desse campo de atuação, o contato humano nas práticas terapêuticas é essencial.

Mas, apesar disso, no último dia 14 de julho, uma mudança nesse status foi anunciada, com a divulgação da autorização do MEC para o primeiro curso de psicologia em modalidade EAD do Brasil, ofertado pela faculdade Uninassau.

Com isso, novas portas para esse segmento serão abertas, com oportunidades para outras instituições também tentarem emplacar seu próprio curso, como é o caso da Faculdade Uninter, que já anunciou uma prévia da sua graduação.

Sendo assim, o futuro para essa formação é promissor, e se você te interesse nesse curso, podemos dizer que ele já é uma realidade.

Quando será possível cursar uma faculdade de psicologia EAD?

Seguindo o que acabamos de ver, a próxima dúvida que você pode ter é quando exatamente entrará no mercado uma faculdade de psicologia EAD. E, apesar da boa notícia, ainda não sabemos com certeza.

Já que essa mudança ainda é recente, não temos uma data concreta divulgada por nenhuma das duas instituições que já anunciaram o curso.

Mas com a autorização concedida pelo MEC, não deve demorar para que a Uninassau comece a divulgar as primeiras turmas.

Sendo assim, se você quer muito começar a graduação em psicologia e o modelo EAD é perfeito para você, tudo que precisa fazer é esperar, buscando sempre novas informações sobre os cursos e sobre a data de abertura das inscrições.

E por fim, não deixe de ficar de olho no portal e nas redes sociais das duas universidades que citamos, essa é a melhor maneira de receber qualquer atualização em primeira mão.

Qual a alternativa para um curso de psicologia a distância?

Muito bem. Até aqui, você já entendeu que terá que esperar mais um pouco até que possa realmente cursar uma faculdade de psicologia EAD. Mas isso não significa que ela é a única opção no mercado.

Como você bem sabe, os cursos presenciais em psicologia já estão no mercado há muitos anos, e se mantém uma forte alternativa para quem quer ingressar nessa área. Mas não é deles que falaremos aqui. Queremos te contar sobre a modalidade semipresencial.

O curso de psicologia semipresencial, aquele em que parte das aulas acontece em EAD e a outra parte em pessoa, é uma alternativa aos cursos em modalidade 100% EAD, e uma opção pouco explorada no mercado atualmente.

Com 40% da grade curricular ofertada em EAD, esses cursos são perfeitos para quem quer começar essa graduação, mas não tem tempo para frequentar um polo presencial durante a semana, sendo a opção ideal para quem divide a rotina de estudos com um trabalho.

Outra vantagem dessa modalidade, que a faz ser citada aqui, é que ela costuma ser bem mais barata do que um curso de psicologia presencial, e o diploma que você terá possui o mesmo peso de um documento de graduação tradicional.

Por isso, antes de tomar a decisão final sobre como irá cursar sua graduação, que tal considerar essa opção? Ela pode ser justamente o que você está precisando.

Onde encontrar boas faculdades de psicologia?

A faculdade de psicologia EAD é uma realidade cada vez mais próxima, o que trará muito mais alunos e oportunidades de acesso ao ensino superior no Brasil.

Mas outras opções de cursos nessa área existem e são acessíveis. Então, resta apenas saber quais as melhores do mercado, e onde encontrá-las.

Pensando nisso, fizemos esse trabalho para você, separando 5 das melhores faculdades em psicologia do Brasil, lembrando, é claro, que todas são no modelo presencial.

Confira:

  • UFMG
  • UFRJ
  • UNB
  • UFRGS
  • PUCSP

Além dessas, muitas outras entraram na lista de melhores cursos, um ranking feito pela Folha de São Paulo em 2019. Entre elas estão a USP, PUCRS e UNESP, além de outras opções mais acessíveis, como o curso da Estácio.

Existem outros tipos de cursos de psicologia EAD?

Se você acompanhou esse conteúdo até aqui, já sabe quase tudo de importante sobre a faculdade de psicologia EAD, e com certeza já está pensando na melhor opção para você, e como irá cursá-la.

Por isso, para completar o seu conhecimento, resta falar sobre as outras possibilidades de cursos nesse modelo, e elas são as pós-graduações em psicologia e os cursos livres online.

Apesar de a opção de graduação EAD só ter surgido recentemente, a pós-graduações em psicologia já estão presentes nesse mercado há um tempo, e são especializações que você pode fazer mesmo com uma graduação em outra área, como é o caso dos cursos de psicologia organizacional.

Outra opção mais acessível, são os cursos livres de psicologia, como os cursos de psicanálise, ou aqueles que tratam da psicologia escolar e psicologia aplicada.

Eles são ótimos para complementar o conhecimento na área, e servem até mesmo para quem não tem uma graduação.

Conclusão

Pronto! Agora você sabe as principais informações sobre a faculdade de psicologia EAD, e pode começar a se preparar para cursar a sua quando chegar a hora. Ou, se preferir, estudar com uma das opções presenciais que citamos acima, ou mesmo assistir cursos livres.

Nessa hora, a escolha é sua, por isso não perca tempo, comece a programar os seus estudos nessa área ainda hoje! Afinal, conhecimento nunca é demais.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *