Fisioterapia EAD: Conheça o curso e melhores faculdades no mercado

Envolto em controvérsias e cada vez mais comum no mercado, o curso de fisioterapia EAD é uma das muitas faculdades disponíveis a distância na área da saúde, e vem ganhando força com o passar dos anos, apesar da rejeição de muitos.

Mas, apesar das polêmicas e dos obstáculos, o fato é que esse curso veio para ficar, e é mais uma opção para você na hora de escolher como fazer sua graduação.

Por isso, para que você entenda melhor como funciona esse curso e o que vai encontrar ao optar por ele, preparamos esse conteúdo completo, com tudo que você deve saber sobre essa formação.

O que levar em conta ao escolher um curso de fisioterapia EAD?

Curso de fisioterapia EAD
Foto cedida por Pexels

Para começar pela parte mais importante, precisamos entender os problemas que o curso de fisioterapia EAD traz para quem o faz, e, consequentemente, o que você dele levar em conta na hora de escolhê-lo.

Assim como os cursos de medicina, enfermagem e psicologia, a graduação em Fisioterapia se encaixa nas disciplinas da área da saúde, e por isso, exige muitas horas de atividade prática durante a formação.

Sendo assim, um dos grandes problemas que esse curso traz para a mesa, é a falta dessas atividades no currículo, ou mesmo a substituição delas por um conteúdo teórico, eliminando o contato presencial que os alunos teriam nos laboratórios e durante as aulas.

Dessa forma, o ponto mais importante a considerar ao escolher essa formação, é justamente esse grande obstáculo, que pode surpreender os alunos de primeira viagem, ou deixá-los despreparados para o mercado de trabalho.

Mesmo assim, é exagero afirmar que todos os cursos dessa área seguirão o mesmo regime de ensino, e no fim das contas, tudo depende da abordagem de cada instituição, e cabe a você escolher aquela que melhor se adequa ao seu gosto.

Como funciona a faculdade de fisioterapia à distância?

Tendo esclarecido a questão principal sobre esse assunto, é hora de entender melhor como funciona um curso de fisioterapia EAD, e o que você pode esperar ao se matricular nessa formação.

Assim como em outros cursos em EAD, na faculdade de fisioterapia você vai ter aulas teóricas ministradas em uma plataforma de aprendizado virtual, geralmente divididas em módulos, com uma carga horária específica.

Como dissemos acima, algumas instituições oferecem aulas práticas presenciais como parte da grade do curso, prática que vem se tornando obrigatória por lei para todas as instituições interessadas nesse modelo.

Algumas instituições, como veremos no próximo tópico, também ofertam cursos semipresenciais, com uma carga horária mista, permitindo aos alunos desfrutarem tanto das matérias teóricas quanto das práticas.

Por isso, o grande truque aqui é pesquisar bem o modelo de ensino de cada faculdade, e entender como funciona a grade curricular e a carga horária de cada curso, evitando assim surpresas indesejadas.

Melhores cursos de fisioterapia EAD

Uma vez que já entendemos os detalhes sobre o curso de fisioterapia EAD, e você já sabe o que deve considerar, o próximo passo é saber onde você pode cursá-la.

Por isso, separamos 4 faculdades de confiança no mercado, que ofertam cursos de ótima qualidade nessa área.

Vamos conferir:

  • Estácio – Com um curso ofertado na modalidade flex, que consiste em um misto mais flexível de aulas EAD e presenciais, a Estácio oferece uma das opções mais seguras e confiáveis de curso de fisioterapia EAD, sendo a primeira dessa lista.
  • Uniasselvi – Com um modelo de EAD mais voltado para o formato semipresencial, a Uniasselvi também oferece um curso de fisioterapia com todo o suporte e qualidade da instituição, com a garantia de um diploma com o mesmo valor da graduação presencial.
  • Unopar – Também apostando no ensino semipresencial, temos a formação da Unopar, um curso com duração de 5 anos, com uma grade que contempla atividades teóricas e presenciais, com uso de laboratórios e ambientes físicos de aprendizado.
  • Unidombosco – Por fim, temos a formação EAD da UniDomBosco, que também possui duração de 5 anos, e infraestrutura preparada para atividades práticas de diversos tipos.

Qual a diferença entre o curso EAD e presencial de fisioterapia?

Conhecidas as opções de cursos de fisioterapia EAD, é hora de entender um pouco mais sobre esse modelo de ensino, e nada melhor para acertar nisso do que diferenciá-lo do curso em modelo presencial.

Ao analisar com paciência, podemos concluir que a maior diferença entre as duas formações nessa área é, no fim das contas, a abordagem frente às aulas práticas presenciais, que pode ter diferenças muito grandes entre os dois modelos.

Apesar disso, já é comum que alunos de cursos de fisioterapia à distância relatem uma experiência de aprendizado equivalente ou mesmo igual à vista no modelo presencial, o que coloca em cheque as reclamações que os críticos desse modelo traziam.

Vale a pena escolher essa formação em EAD?

Com tudo que vimos até aqui, será que vale mesmo a pena tentar um curso de fisioterapia EAD e investir nessa modalidade? A resposta para isso, na verdade, depende de você.

Com muita rejeição por parte dos profissionais da área e dos especialistas, essa formação possui limitações práticas, como já vimos antes. Então, saber disso é essencial na hora de escolher um curso.

Entender o que você pode esperar de cada formação nessa área, é a chave para decidir se ela vale ou não a pena para você.

Por isso, esteja consciente dos problemas e das vantagens dessa graduação, e nunca deixe de lado a preferência pela qualidade e rigor de cada instituição.

Dessa forma, você vai perceber que o que vale a pena na modalidade presencial também pode funcionar no modelo EAD, basta apenas entender os pontos fortes e fracos de cada uma delas.

Pense sempre na qualidade do seu aprendizado

Agora você já sabe tudo que precisa sobre o curso de fisioterapia EAD, e tem as informações necessárias para escolher sua formação com cautela e inteligência.

Então, como última dica, finalizamos aqui com um conselho valioso: seja em um curso EAD ou presencial, coloque sempre a qualidade do seu aprendizado em primeiro lugar.

Fazendo isso, você terá a certeza de sempre pensar nas exigências certas ao avaliar cada curso, se certificando de que o aprendizado que irá adquirir esteja sempre de acordo com o padrão de qualidade que o mercado deseja.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *