Pós-graduação em Administração: Tipos, cursos e carreira

Com uma gama ampla de possibilidades de carreira, a pós-graduação em Administração é a escolha perfeita para quem quer se especializar em um posto de gestão de pessoas, sendo um dos cursos mais procurados do Brasil, segundo o censo da educação superior realizado pelo MEC.

Por isso, nesse conteúdo vamos te contar como funciona essa formação, quais os principais tipos de cursos no mercado, e onde encontrar boas formações, te ajudando a melhorar sua atuação em diversos setores profissionais desse mercado.

Veja só:

Como funciona uma pós-graduação em Administração?

Pós-graduação em Administração
Foto cedida por Pexels

A primeira coisa a ter em mente ao fazer uma pós-graduação em administração, é que existem muitas opções no mercado, e a forma que cada uma funciona depende da especialização e do campo de estudos que ela irá cobrir.

Dito isso, podemos afirmar que, apesar da sua especialização, cada curso tem como objetivo formar profissionais mais preparados para as dificuldades de cada campo da administração, servindo para aprofundar os conhecimentos aprendidos na graduação.

Dessa forma, com uma especialização nessa área, você pode atuar em várias funções administrativas do mercado, como:

  • Organizações públicas;
  • Bancos e financeiras;
  • Gestão de empresas.

Por isso, para entender como funciona cada campo dessa área, é preciso ter em mente seus objetivos de carreira, e, acima de tudo, conhecer os tipos de formação que você pode encontrar no mercado.

Quais os tipos mais comuns de pós em Administração?

Como dissemos acima, as possibilidades de pós-graduação em administração são muitas, por isso, é impossível listarmos todas nesse post.

Mesmo assim, para te guiar melhor na sua escolha, separamos 4 tipos mais comuns no mercado, com um pouco de informação sobre cada uma.

Administração de empresas

Talvez a opção mais comum dentre as pós em administração, essa formação, como o título já entrega, tem como objetivo te preparar para a gestão estratégica de empresas, contemplando as principais áreas e técnicas administrativas desse campo.

Já que tem um valor mais corporativo, esse curso funciona muito bem para pessoas com formações em outras áreas do conhecimento.

Gestão de pessoas

A pós em gestão de pessoas, é outra opção bem conhecida na área de administração.

Voltada para formar profissionais com boas habilidades de gerência organizacional e relações interpessoais, essa pós pode trazer muitos benefícios para quem precisa entender as dinâmicas das relações colaborativas de trabalho, melhorando todo o desempenho de uma organização.

Administração pública

Saindo um pouco do setor corporativo, temos a pós-graduação em Administração pública, voltada para quem pretende atuar na administração de setores e bens públicos.

Nesse curso você vai aprender métodos e ações administrativas práticas para exercer uma boa gestão de qualquer instituição pública, conhecendo as necessidades desse setor e as políticas que devem ser consideradas em uma boa administração dos bens públicos.

Administração financeira

Por fim, temos a pós em administração financeira. Essa formação tem como objetivo o preparo de profissionais adequados para o desenvolvimento estratégico e financeiro de uma organização.

Abrangendo geralmente as áreas financeira, contábil, e administrativa de uma empresa, também tem como função transmitir conhecimento sobre os métodos de gestão de custos e finanças de uma empresa, sendo a opção mais técnica dessa lista.

Melhores Pós em Administração no mercado

Agora que já vimos como funciona uma pós-graduação em administração, e conhecemos os principais tipos, é hora de saber quais são as melhores opções desse curso no mercado.

USP e UFRJ

Começando pelas faculdades públicas, temos as pós da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com opções de Mestrado, Doutorado e MBAs na área, essas faculdades trazem cursos preparados com todo o conhecimento teórico e experiência de profissionais e acadêmicos de destaque no mercado. Por isso, são uma ótima opção para começar.

Estácio

Se você prefere um regime de ensino mais flexível em uma faculdade privada e bem conceituada, uma ótima opção são os MBAs em administração estratégica e administração pública da Estácio.

Com objetivos diferentes, as duas formações têm um conteúdo especializado para as necessidades de cada um dos setores, além de trazerem um modelo de ensino digital.

Cursos de outras faculdades

Se você quer ir além das opções que acabamos de listar, existem cursos específicos em outras instituições de renome no mercado, entre elas universidades públicas e particulares.

Veja as principais:

  • UNINASSAU;
  • Fundação Getúlio Vargas(FGV);
  • UNICAMP;
  • UNIFESP;
  • UNESP.

Caso queira uma lista de cursos mais completa, é só dar uma olhada neste Ranking Universitário da Folha com os melhores cursos de Pós em Administração do mercado.

O que essa pós-graduação traz para a sua carreira?

Sabendo o essencial para escolher uma Pós-graduação em administração que seja boa e adequada para as suas necessidades, resta entender como você pode usá-la para alavancar a sua carreira, afinal, é disso que estamos falando aqui.

Independente da área ou setor de especialização, qualquer pós-graduação em administração traz um aprofundamento teórico, técnico e metodológico de um campo de atuação específico desse mercado.

Sendo assim, esse seria o primeiro benefício dessa formação para sua carreira.

Além disso, como já dissemos em outros posts do nosso site, ter uma pós-graduação no currículo é uma ótima forma de incrementar seu histórico profissional, além de contribuir para melhores salários e cargos de maior importância na carreira.

Por último, mas não menos importante, temos a vantagem principal de investir em uma formação especializada: o conhecimento aprofundado e a capacitação para atuar em um setor de demanda na área.

Com uma pós desse tipo na bagagem, você será capaz de dominar as técnicas e métodos

necessários para crescer em qualquer posto de gestão, se tornando um profissional qualificado e preparado para assumir posições de gestão e comando no mercado de trabalho.

Bônus: como escolher o curso certo nessa área

Alavancar a sua carreira em um mercado super competitivo é difícil, portanto, ter uma pós-graduação em administração te ajudará a fortalecer suas habilidades de gestão em diversos campos do trabalho. Mas não é fácil saber como escolher o melhor curso para você.

Por isso, para finalizar, preparamos 4 dicas que vão te ajudar a entender como escolher a formação ideal para as suas necessidades:

  1. Conheça bem seus objetivos profissionais;
  2. Procure especialistas na área e ex-alunos desse curso;
  3. Pesquise sobre cada curso de cada instituição de ensino;
  4. Entenda bem a grade curricular de cada curso específico.

E está aí. Tudo que precisa para encontrar uma pós em administração perfeita para você. Esperamos que esse conteúdo te ajude a encontrar a formação que você mais precisa.

Se ainda tem dúvidas ou sugestões de novos conteúdos, não esqueça de nos contar nos comentários, seu feedback para nós é essencial.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *