Faculdade de direito à distância: Como funciona e onde fazer essa formação

Fazer uma faculdade de direito à distância é o sonho de muitas pessoas há muitos anos, e com o crescimento da modalidade ead desde a pandemia de Covid-19, o ensino online vem se tornando cada vez mais autônomo e prático.

Mas, apesar da facilidade, alguns obstáculos se encontram no caminho de quem quer fazer um curso de direito no conforto de casa, e com o início desses cursos no Brasil, não sabemos o que pode dar errado.

Por isso, se você quer fazer uma faculdade de direito e não tem segurança sobre a modalidade EAD, não se preocupe.

Nesse conteúdo você entenderá como funciona essa modalidade, quais os cursos que já estão disponíveis no mercado e as vantagens e desvantagens dessa formação, na prática.

Dá para fazer um curso de direito à distância?

Faculdade de direito à distância
Foto cedida por Pexels

Para entender esse novo tipo de ensino de direito, vamos responder a uma pergunta básica: é mesmo possível fazer uma faculdade de direito à distância?

A resposta é que, segundo um anúncio oficial do MEC de 2021, isso já pode acontecer normalmente. Por isso, se você quer começar a sua faculdade de direito EAD, muito em breve poderá fazê-la.

Com a autorização oficial do MEC, muitas instituições de ensino superior já tiveram seus cursos oficializados e até mesmo divulgados, com possibilidade de abertura de vagas muito em breve.

Apesar disso, para iniciar a sua graduação com o melhor aproveitamento possível, você precisa entender como esse modelo funcionará, e quais obstáculos ele irá enfrentar na sua implantação.

Tendo sido por anos uma formação 100% presencial, o curso de direito foi criado com atividades e disciplinas voltadas para um aprendizado prático.

Por isso, o maior desafio dos cursos no modo online será justamente a adaptação das atividades a um novo formato, além da rejeição de quem ainda tem muitas dúvidas sobre a validade dessa formação.

Como funciona a faculdade de direito EAD?

Assim como em outros cursos e formações online, a faculdade de direito a distância irá funcionar com os mesmos métodos e tecnologias do modelo de ensino EAD.

Sendo assim, ao escolher esse curso, você terá aulas remotas em uma plataforma de ensino online da instituição em questão, com encontros presenciais ocasionais e avaliações feitas em um modelo tradicional.

Contudo, é impossível afirmar com total certeza que todas as instituições que ofertarão esse curso desa forma, e você poderá encontrar diferentes abordagens e sistemas que variam de curso para curso.

Por isso, o melhor a se fazer para garantir a escolha da formação que melhor supre as suas necessidades, é pesquisar os detalhes de cada curso, entender a grade curricular e o cronograma de horários, bem como o método de ensino escolhido por cada instituição.

Quais as faculdades que ofertarão o curso de direito EAD

Como vimos até aqui, a faculdade de direito a distância é uma realidade cada vez mais certa. Mas, como qualquer nova formação no mercado, é difícil escolher as melhores de imediato.

Por isso, tendo em vista essa dificuldade, fizemos uma lista simples com algumas faculdades que irão oferecer o curso de direito EAD muito em breve, para que você escolha a que melhor se adequa às suas necessidades.

São elas:

  • Uninter;
  • Univali;
  • Universidade católica de Brasília;
  • Faculdade Claretiano;
  • Unoeste;
  • Uniasselvi;

Essas são algumas instituições que confirmaram a oferta desse curso até agora, com previsão de início de aulas para o segundo semestre de 2022.

Porém, apesar disso, podemos afirmar que muitas outras virão. Sendo assim, o melhor a fazer é se manter sempre atualizado na internet sobre novos cursos e vagas disponíveis.

Quanto custa um curso de direito EAD?

Ainda falando sobre incertezas da formação, é hora de tratar sobre um tópico que também pode levantar dúvidas para os interessados nesse curso: o valor de uma faculdade de direito à distância.

Mesmo com a certeza de que irá chegar no mercado num futuro próximo, os preços dessa graduação ainda são um mistério, tornando muito difícil afirmar quanto você irá gastar em cada mensalidade.

Mesmo assim, podemos calcular um valor médio a partir dos preços das graduações presenciais do mercado, que variam entre 500 e 2 mil reais, com algumas opções atingindo valores de até R$4,000.

Dessa forma, se você realmente está de olho nessa faculdade e precisa cursar na modalidade EAD, tenha esses valores em mente, e prepare as suas economias para conseguir cursar com tranquilidade.

Uma dica muito boa nessa hora, é fazer um comparativo com várias instituições diferentes, tirando uma boa média de preço entre aquelas que mais te interessam ou que tenham o melhor custo benefício.

Dessa forma, você não será pego de surpresa quando o momento da verdade chegar.

Diferenças entre faculdade de direito EAD e presencial

Sabendo o que esperar dos preços de uma faculdade de direito à distância, chegamos ao momento de entender as vantagens e desvantagens dessa formação.

Por isso, nada melhor que fazer um comparativo entre os cursos de direito EAD e os presenciais.

Para começar, saiba que as diferenças entre as duas modalidades está principalmente no método de educação aplicado.

Enquanto no curso EAD você terá aulas em uma plataforma online, com métodos de ensino e formatos de conteúdo diferentes, no modelo presencial as aulas serão ministradas em um posto da instituição, com acompanhamento em tempo real dos professores, e suporte imediato da faculdade.

Dessa forma, apesar das críticas dos especialistas sobre os tipos de ensino do curso de direito, as diferenças entre os dois tipos continuam as mesmas de qualquer outra graduação, e só o tempo dirá qual dos dois modelos terá mais aceitação entre os alunos e interessados.

Dicas para escolher um curso de direito EAD

Mesmo com os desafios que estarão por vir, parece que a faculdade de direito à distância veio para ficar, para a alegria de quem esperava há mais de 10 anos, e tristeza dos desesperançosos.

Sendo assim, com todas as informações que viu aqui, ficará muito fácil saber quando e onde cursar essa graduação. E para escolher o melhor curso, veja essas 3 dicas extras que podem valer ouro:

  • Escolha uma instituição de prestígio no curso de direito presencial;
  • Escolha um curso com um corpo docente bem qualificado;
  • Opte pela proposta de ensino com a qual você mais se identifica, e aquela que realmente atende às suas necessidades.

Se curtiu esse conteúdo, nos conte nos comentários, e não esqueça de deixar sugestões de temas e conteúdos que gostaria de ver nos próximos posts, vamos anotar todas elas.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *