Faculdade de nutrição esportiva existe? Veja como se especializar

Faculdade de nutrição esportiva existe? Veja como se especializar

A nutrição esportiva é um segmento que vem conquistando cada vez mais o olhar do público, atraindo a atenção de muitos estudantes e profissionais que têm interesse em ingressar na área.

Mas o que poucos interessados sabem é como começar se especializar nesse campo da forma certa. Será que existe uma faculdade de nutrição esportiva, ou é preciso começar por uma graduação geral em nutrição?

Vamos entender tudo isso agora, e conferir os melhores cursos EAD e presenciais para você investir nessa formação.

Acompanhe.

Faculdade de nutrição esportiva

Foto cedida por Freepik

O que é nutrição esportiva?

A nutrição esportiva, como o próprio nome revela, é uma das diversas áreas de especialização dentro do campo da nutrição, voltada para a performance física de um atleta ou esportista amador.

Sendo assim, essa área se dedica a entender como a alimentação pode influenciar o desempenho atlético e a saúde dessas pessoas, otimizando sua dieta e quadro nutricional para que eles obtenham o máximo de resultados possível nesse objetivo.

Assim como as outras áreas da nutrição, a nutrição esportiva vem se tornando cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, e o mercado para um profissional da área é muito amplo, com oportunidades de atuação em centros esportivos, clubes de futebol e de esportes, e até atendimento clínico personalizado para atletas e qualquer praticante de atividade física.

Por isso, se você tem paixão por esporte, por ajudar pessoas e pela nutrição, essa é a área perfeita para você.

Mas como chegar lá? Será que existe mesmo uma faculdade de nutrição esportiva?

Existe faculdade de nutrição esportiva?

A nutrição esportiva é uma atividade especializada dentro da nutrição, que exige, como é de esperar, uma pós-graduação.

Dessa forma, não podemos dizer que existe uma faculdade de nutrição esportiva, por si, uma graduação convencional, mas sim cursos de especialização na área, no nível de Pós-graduação.

Isso significa que, para ser um nutricionista esportivo, você terá que começar com uma graduação geral em nutrição, e então se especializar com uma pós em nutrição esportiva.

Apesar disso, durante a graduação em nutrição é possível encontrar matérias e conteúdos relacionados ao uso da nutrição no esporte, e isso pode te dar uma boa base de conhecimento para atuar com pacientes que fazem esportes, mesmo com um diploma convencional.

Quanto tempo dura uma especialização em nutrição esportiva?

Faculdade de nutrição esportiva quanto tempo dura

Foto de stefamerpik no Freepik.

Você já entendeu que não existe uma faculdade convencional de nutrição esportiva, e já sabe que o caminho até uma especialização levará, no mínimo, 4 anos. Mas quanto tempo ela dura?

Assim como acontece com outros cursos de Pós-graduação, uma pós em nutrição esportiva pode durar em média 6 a 12 meses, chegando a 2 anos, em alguns casos.

No entanto, mesmo com isso, é importante entender que o processo de aprendizado de uma área profissional é contínuo, e é fundamental continuar investindo em especializações e novos conhecimentos mesmo depois de cursar todas as formações essenciais na área.

Vale a pena se tornar um nutricionista esportivo?

Se você chegou nesse post ao pesquisar sobre a área, provavelmente já sabe que a nutrição esportiva é um campo em ascensão, e talvez até entenda o que é necessário para começar na profissão.

Mas uma pergunta muito importante a fazer nessa hora é: Será que vale a pena ser um nutricionista esportivo?

A verdade é que essa é uma área que exige mais estudo e preparação do que pode parecer, já que une conhecimentos específicos sobre metabolismo humano a conceitos de fisiologia do exercício e muito conhecimento multidisciplinar, uma vez que o esporte é uma atividade que envolve a atuação de profissionais de diversas áreas.

Por isso, se você pretende seguir na nutrição esportiva, é importante ter em mente essa questão e saber que para ser um nutricionista esportivo é importante se manter sempre a par das tendências e pesquisas na área.

Portanto, se você tem a garra e a paixão necessárias para mergulhar nesse ofício, se tornar um nutricionista esportivo pode ser uma escolha muito recompensadora, já que essa é uma das áreas mais fascinantes da nutrição!

Quanto ganha um nutricionista esportivo no mercado de trabalho?

Faculdade de nutrição esportiva quanto ganha

Foto de frimufilms no Freepik.

A nutrição esportiva é uma área ampla de atuação, com profissionais trabalhando em academias, no acompanhamento de exercício físico e até em atendimentos, e isso traz várias oportunidades de boa remuneração, com salários variados.

Mas para ter uma média, existem valores que você pode usar para se guiar, como aqueles do guia de profissões e salários da Catho, ou mesmo as pesquisas do site Vagas.

Segundo esses portais, a remuneração de um nutricionista esportivo pode variar entre R$2.600,00 e R$6.000 mensais em regime CLT, e você pode usar essa informação para te orientar na busca por uma posição no mercado.

Mesmo assim, é importante pontuar: sendo um profissional que muitas vezes atua como autônomo, um nutricionista pode ganhar muito mais, e tudo depende da formação, experiência e força de vontade de cada um!

Melhores faculdades de nutrição esportiva para você cursar

Agora você já sabe se existe ou não uma faculdade de nutrição esportiva, e pode decidir se vale ou não a pena investir nessa especialização.

Então para fechar esse post com chave de ouro, é hora de conferir os melhores cursos de pós-graduação em nutrição esportiva para você escolher, com opções na modalidade EAD e presencial.

Veja só:

  • Especialização em Nutrição Esportiva da Uninassau;
  • Curso de Nutrição Esportiva da Cruzeiro do Sul Virtual;
  • Especialização em Nutrição Esportiva da Unopar;
  • Pós em nutrição Esportiva da Faculdade Anhanguera;
  • Nutrição Clínica e Esportiva da Estácio.

Esse são alguns cursos de faculdades reconhecidas pelo MEC na área para você se especializar, mas é sempre importante fazer uma boa pesquisa antes de decidir qual é o melhor para você.

Por isso, compare essas opções e faça uma pesquisa mais ampla, buscando sempre encontrar um curso que se adeque ao seu bolso e às suas exigências de aprendizado!

Gostou desse post e quer mais conteúdos desse tipo? Então confira esse post sobre cursos de nutrição EAD do nosso site e aprenda tudo sobre essa formação!

Redação EAD

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.