Faculdade de engenharia EAD é reconhecida pelo CREA? Saiba como se registrar e conheça a formação

Com muitas áreas de estudo e várias possibilidades de atuação profissional, além da flexibilidade de ensino, os cursos de engenharia à distância são cada vez mais requisitados nas faculdades.

Mas será que essas graduações são mesmo boas? E como saber se uma faculdade de engenharia EAD é reconhecida pelo CREA?

Se você quer a resposta para isso, e entender se vale mesmo a pena  ou não investir nesse curso, não pare de ler agora, vamos te contar tudo nesse post.

Engenharia EAD é reconhecida pelo CREA
Foto de Artem Podrez no Pexels

Faculdade de Engenharia EAD é reconhecida pelo CREA?

Apesar de ser uma área técnica de formação ampla, a engenharia é um campo que, assim como vários outros, ganhou muita popularidade com as formações à distância.

Mas um problema muito comum de quem busca essa formação é saber se uma faculdade de Engenharia EAD é reconhecida pelo CREA ou não, já que, sem a regulamentação desse órgão, não dá para trabalhar.

Se você quer fazer o curso e tem essa pergunta, pode respirar com tranquilidade.

A maioria dos cursos de engenharia a distância são, sim, reconhecidos por um Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, e é perfeitamente possível conseguir o seu cadastro com um diploma EAD, o que pode facilitar ainda mais a sua trajetória de formação profissional.

Quais cursos de Engenharia são aprovados pelo CREA?

Já que estamos falando de qual formação de engenharia EAD é reconhecida pelo CREA, nada melhor para te ajudar a entender melhor essa parte do que conhecer os cursos que já são aceitos pelo órgão.

Sendo assim, confira essa lista com algumas formações que o CREA já reconhece:

  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Industrial;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Geotécnica;
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Dados;
  • Engenharia Mecânica;

Esses são só alguns exemplos de cursos muito conhecidos na área, mas vários outros também fazem parte da lista, já que os cursos de Engenharia são muito diversos.

Ademais, além do que acabamos de citar, vale mencionar que na hora de escolher a formação que melhor atende as suas necessidades, é muito importante também se certificar se o seu curso é reconhecido pelo MEC, pois sem isso nenhuma graduação é válida.

Por isso, nunca deixe essa etapa de lado.

Como saber se o CREA reconhece o seu curso?

Como saber se engenharia EAD é reconhecida pelo CREA
Foto de droobotdean no Freepik.

Mesmo com várias formações de engenharia EAD reconhecidas pelo CREA, ainda é possível que o curso que você quer escolher não esteja na lista de aceitos. Por isso, o melhor a fazer nessa hora é se certificar.

Mas como fazer isso?

Se não encontrou o seu curso na lista e quer ter certeza que ele está dentro do aceito pelo CREA, você pode:

  • Entrar em contato com a unidade do conselho do seu estado;
  • Realizar uma pesquisa no site da instituição.

Apesar de simples, esse ato é muito importante na hora de escolher o curso de engenharia à distância perfeito para você, já que de nada adianta dedicar tempo a uma graduação e não poder exercer a profissão no final, não é mesmo?

Então não esqueça de também fazer essa pesquisa.

Como se registrar no CREA com um diploma de Engenharia EAD?

Você já sabe que as faculdades de engenharia são reconhecidas pelo CREA, e entendeu quais cursos são aceitos pelo conselho.

Mas, mesmo sabendo disso, entender como se registrar no CREA é uma dúvida comum de muitos alunos de engenharia. Sendo assim, nada melhor do que esclarecer a questão.

A boa notícia é que, para obter o registro no CREA com um diploma EAD é muito mais fácil do que parece. Veja só:

  1. Primeiro, tenha o diploma em mãos, emitido pela sua faculdade em um curso aceito pelo CREA;
  2. Com o documento pronto, basta dar entrada na solicitação de cadastro no CREA do Estado onde você vai atuar.

Já que tem a mesma validade de um diploma convencional, os diplomas emitidos por uma faculdade de Engenharia EAD são tão válidos para o CREA quanto os diplomas convencionais. Por isso, é fácil conseguir a aprovação do conselho para começar a exercer a profissão com um diploma nessa modalidade.

Estudar engenharia EAD é melhor que Presencial?

Estudar Engenharia EAD é reconhecida pelo CREA
Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Entender tudo que envolve o reconhecimento de uma faculdade de engenharia EAD pelo CREA é muito importante para garantir o futuro da sua profissão.

Mas existe outra dúvida que muitos estudantes têm na hora de escolher uma faculdade à distância: será que ela é melhor do que um curso presencial?

E a resposta é que quase sempre não.

Mas isso não significa que essa seja uma modalidade de ensino ruim para quem quer seguir na área.

Uma graduação EAD, como você bem sabe, é uma ótima forma de se formar por um custo mais baixo, com maior flexibilidade de horários e acesso mais fácil ao conteúdo.

Mas nas formações de engenharia que requerem mais experiência prática, como um curso de Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica, por exemplo, a falta de uma carga horária presencial no bacharelado pode realmente prejudicar seu aprendizado.

Por outro lado, em outras áreas, como a Engenharia de Software, essa limitação na grade curricular não faz nenhuma diferença.

Por isso, não é possível dizer que um modelo é melhor ou pior do que outro. Tudo depende da área de engenharia que você escolheu e do contexto profissional em que você pretende se inserir.

Vale a pena investir nessa graduação?

Essa é a pergunta que você provavelmente está se fazendo agora. Com tudo isso que vimos acima, vale mesmo a pena investir em um curso de Engenharia EAD?

Sim! Os cursos de Engenharia à distância, assim como várias outras formações desse tipo, vieram para ficar, e são ótimas opções para quem quer entrar no mercado de trabalho com facilidade e pagando pouco.

Mesmo assim, como você também viu, é importante que o seu curso seja sempre reconhecido pelo CREA, e que seja devidamente aprovado pelo MEC.

Com esses dois pontos resolvidos, você tem tudo o que precisa para mergulhar nessa área de atuação e escolher a carreira que melhor atende às suas necessidades.

Por isso, faça sempre uma escolha consciente!

 

 

Gostou desse conteúdo e quer conferir outros posts sobre formação profissional e sobre o mundo do trabalho?

Então continue navegando pelo nosso blog!

Boa leitura e até mais!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *