Faculdade de Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC? Saiba tudo sobre o curso

Fazer um curso de fonoaudiologia EAD virou uma realidade para muitos estudantes que sonham em seguir na profissão e não têm como fazer uma graduação presencial.

Mas assim como acontece com vários cursos EAD da área de saúde, muitas pessoas ainda têm dúvida se uma faculdade de Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC, ou mesmo se vale a pena investir na formação.

Vamos entender essa questão abaixo e conhecer as vantagens e desvantagens desse curso, além de saber como fazer a melhor escolha para a sua carreira.

Continue lendo!

Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC
Foto cedida por Freepik.

Faculdade de Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC?

A graduação de Fonoaudiologia em modalidade EAD tem ganhado a preferência de muitos estudantes, sendo uma forma prática e barata de se formar na profissão.

Mas a praticidade e as polêmicas envolvendo cursos à distância na área da saúde, deixam dúvida sobre a validade dessa formação, o que faz muita gente se perguntar se a faculdade de Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC ou não.

Se você tem essa dúvida também, saiba que sim, elas são reconhecidas e validadas pelo ministério da educação, mas não são muito bem vistas pelo conselho federal de Fonoaudiologia.

Apesar de reconhecer esses cursos como válidos, o conselho, assim como vários conselhos da área de sáude, não concorda com essa modalidade de ensino, já que ela pode prejudicar a experiência prática dos alunos.

Essa questão em particular faz com que não existam tantas formações em Fono EAD disponíveis no mercado, e isso é um ponto que você deve ter em mente ao escolher a sua.

Estudar Fonoaudiologia EAD ou Presencial: o que é melhor?

Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC presencial
Foto cedida por Freepik.

Sendo a fonoaudiologia uma graduação na área da saúde, e, portanto, parte da discussão sobre cursos EAD nesse segmento, é importante entender muito bem essa questão antes de escolher o curso que funciona melhor para você. E é isso que vamos ver agora.

A principal diferença entre os cursos de graduação em Fonoaudiologia EAD e presencial, como você já deve imaginar, é o contato prático com os pacientes e a convivência em sala de aula, e esse é o primeiro ponto que você deve considerar ao escolher o seu.

Por ser limitado na parte prática, o curso de Fono na modalidade a distância pode trazer pouca experiência clínica para a sua formação, fazendo com que os futuros fonoaudiólogos tenham que procurar outras formas de adquirir essa experiência; o que não acontece no modelo presencial.

Por outro lado, a praticidade e acessibilidade desse curso para quem não tem como pagar pela formação convencional ou se locomover até uma faculdade presencial é uma grande vantagem da faculdade de Fono EAD, democratizando o acesso ao curso e te permitindo avançar mais rápido na carreira.

Por isso, se o seu objetivo profissional é mergulhar de cabeça na área e ter o máximo de experiência prática possível, fazer um curso de graduação presencial, ou mesmo híbrido, é a melhor opção.

Já se você não precisa tanto dessa experiência e quer uma formação teórica mais forte, ou um complemento à sua educação, um curso 100% EAD pode ser a melhor escolha.

No fim das contas, tudo depende da sua realidade, e do seu objetivo final de trabalho.

4 cursos de Fonoaudiologia a distância reconhecidos pelo MEC

Agora que você já sabe se uma faculdade de fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC ou não, e viu quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade, vamos conferir os melhores cursos da área semipresenciais, facilitando ainda mais a sua escolha.

  1. Faculdade de Fono EAD da Cruzeiro do Sul Virtual:faculdade de Fono EAD da Cruzeiro do Sul Virtual é a primeira escolha dessa lista. O Curso tem duração de 8 semestres, ou 4 anos, e garante toda a grade básica dessa área, além de momentos de aula prática, perfeitos para quem precisa dessa experiência;
  2. Graduação Híbrida da Unifatecie: a Unifatecie é mais uma instituição voltada para o ensino à distância, e assim como a Cruzeiro do Sul, também oferece um curso de Fono na categoria Híbrida, ao preço de R$239,70 por mensalidade;
  3. Curso de Fono EAD da Uniube: em terceiro na lista vem o curso de graduação à distância da Uniube, com uma carga horária bem dividida entre aulas práticas e teóricas, e mais de 4 mil horas-aula no total;
  4. Faculdade de Fono EAD da Unoeste: por fim, temos o curso de fonoaudiologia EAD da Unoeste. Esse curso é perfeito para os alunos que moram no estado de São Paulo e podem se deslocar até um dos polos da faculdade para cumprir a carga horária de aulas práticas.

É possível entrar no mercado com um curso de fonoaudiologia EAD?

Fonoaudiologia EAD é reconhecida pelo MEC entrar no mercado
Foto de aleksandarlittlewolf no Freepik.

O Curso de fonoaudiologia EAD, como vimos até aqui, é mesmo uma ótima escolha para quem sonha em seguir carreira na área, mas com tanta polêmica envolvendo essa formação, será que é mesmo possível entrar no mercado com ela?

A resposta é sim!

O mercado de trabalho para quem quer ser Fonoaudiólogo é muito amplo, e qualquer profissional qualificado vai ser bem-vindo para competir por uma vaga.

Mas apesar disso, é sempre importante ter em mente que um curso de Fono EAD, como vimos, tem as suas desvantagens, e por isso deve ser sempre complementado com muita experiência prática e muito estudo.

Com isso, você tem tudo o que é preciso para aproveitar essa formação e brilhar na sua carreira.

E isso é tudo! Se gostou desse post e quer mais conteúdos desse tipo, confira os outros artigos do nosso blog!

Temos muitos conteúdos incríveis para te ajudar a avançar na carreira e garantir a melhor educação profissional possível.

Boa leitura e até mais!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *