Cursos Tecnólogos EAD valem a pena? Veja quando investir na formação

Investir em uma formação de tecnólogo é uma ótima pedida para quem quer uma graduação rápida e de qualidade. E quando o assunto é praticidade, os cursos tecnólogos EAD são ainda melhores.

Mas você já se perguntou se eles realmente valem a pena?

Com a popularização dos cursos EAD, é comum surgirem dúvidas sobre a qualidade desse modelo de ensino. Mas eles podem ser uma ótima opção para quem quer crescer rápido na carreira pagando pouco e com flexibilidade.

Sendo assim, se você quer entender quando investir nessa formação e como tirar o melhor proveito dela para a sua carreira, não pare de ler. Temos a resposta abaixo!

Cursos Tecnólogos EAD
Foto de pch.vector no Freepik.

Como funcionam os cursos tecnólogos EAD?

Na hora de entender se optar por cursos tecnólogos EAD é ou não uma boa opção, é importante começar sabendo como funciona um tecnólogo a distância.

Assim como acontece com uma graduação EAD comum, um curso tecnólogo a distância é ministrado no  ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição de ensino, uma plataforma online, com aulas em vídeo, apostilas e fóruns de discussão para te ajudar.

Além disso, as disciplinas também são divididas em módulos, com a grade curricular comum de um curso superior nesse estilo, e você pode assistir às aulas gravadas sempre que quiser, além de também poder acessar as apostilas e visitar o fórum de discussão que fica disponível para o curso.

Além disso, o sistema de provas nesses cursos também segue o mesmo padrão estabelecido pelo Ministério da Educação, acontecendo de forma presencial em um polo da faculdade que você escolher, fazendo desse modelo de curso uma opção tão boa quanto uma graduação convencional.

Vale a pena fazer um curso tecnólogo a distância?

Uma dúvida muito comum de quem está procurando cursos tecnólogos EAD é se essa formação vale mesmo a pena, afinal, estudar a distância é também um compromisso.

Mas a resposta para isso depende do seu perfil de estudante e do que você pretende conseguir com esse diploma.

Se você tem disciplina para estudar, mas não quer investir muito tempo nem dinheiro em uma faculdade convencional, ou mesmo se não tem tempo para fazer um curso presencial, então um curso tecnólogo à distância pode, sim, valer a pena.

Já se não tem tanta disciplina ou foco para estudar em casa, essa opção pode não ser uma boa ideia para você.

Por isso, analise bem os seus objetivos e o seu perfil de aprendizado antes de decidir se essa modalidade de ensino pode ser vantajosa ou não para o que você precisa.

Quais as vantagens desse tipo de curso para a sua carreira?

Vantagens dos Cursos Tecnólogos EAD
Foto de cookie_studio no Freepik.

Mesmo com alguns pontos fracos, os cursos tecnólogos EAD costumam ser sim um bom negócio para quem quer impulsionar a carreira, já que unem a velocidade de um tecnólogo com a flexibilidade do ensino à distância. E isso traz vários benefícios para quem quer investir na própria evolução profissional.

Vamos ver algumas vantagens do curso tecnólogo:

Graduação curta com flexibilidade de horários

Como você viu, por ser uma formação mais compacta e ter a flexibilidade de um curso EAD, um curso de tecnólogo nessa modalidade pode te ajudar a impulsionar a sua carreira, o que faz com que ele seja uma formação com altas possibilidades de empregabilidade.

Economia de tempo e dinheiro

Outra das vantagens de qualquer curso de graduação EAD e semipresencial é a economia de tempo e de dinheiro que ele pode trazer, e isso não é diferente aqui.

Fazer um tecnólogo à distância pode te ajudar a poupar muito tempo do seu dia, e economizar dinheiro na hora de investir em uma formação superior. Esse é um bom negócio para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo, e tem um orçamento curto.

Aprendizado com mais qualidade

Por fim, mas não menos importante, vem a qualidade do aprendizado. É um fato que muitas pessoas têm dificuldade de se adaptar ao ensino remoto, ou mesmo semipresencial.

Mas o ensino a distância traz muitas vantagens para quem quer usá-lo para impulsionar a carreira, como um aprendizado de qualidade, com suporte da plataforma, aulas gravadas e possibilidade de estudo flexível, deixando a experiência de estudo bem mais dinâmica.

Melhores cursos tecnólogos EAD para quem quer entrar rápido no mercado de trabalho

Você já entendeu como funcionam e quais as vantagens dos cursos tecnólogos EAD para a sua carreira, mas existe uma forma ainda melhor de otimizar sua formação: escolher opções de curso que acelerem ainda mais sua entrada no mercado.

Por isso, vamos conferir os principais cursos que você pode escolher:

  1. Análise e desenvolvimento de sistemas: Esse é um curso tecnólogo que está em alta, e vale a pena para qualquer um interessado nessa formação. Mas ele também te permite entrar no mercado rápido, já que você pode trabalhar enquanto cursa a graduação;
  2. Design Gráfico: Assim como quem trabalha com análise e desenvolvimento de sistemas, quem faz um tecnólogo em design gráfico pode trabalhar sem precisar de formação, em um mercado com bastante demanda, o que também te permite começar a carreira mais cedo;
  3. Marketing: O Marketing é um campo de atuação que também está em alta, e em algumas profissões no ramo do Marketing Digital, você também não precisa de formação, podendo atuar na área durante a sua formação, e até mesmo sem um curso de nível superior!;
  4. Logística: Por fim, a área de Logística é uma das que mais tem oportunidades para os recém-formados, e por isso, investindo em um tecnólogo nessa área de atuação, você não vai demorar a conseguir trabalho também.

Como saber se os cursos EAD são bons para você?

Até aqui, você já entendeu como os cursos Tecnólogos EAD podem te ajudar a alavancar a carreira, mas como saber se esse é o melhor modelo de ensino para você?

Entenda que tipo de estudante você é

Como já falamos, nem todas as pessoas conseguem se adaptar a um curso na modalidade remota, e muitas vezes, esse pode ser o seu caso.

Por isso, antes de saber se o EAD é ou não para você, entenda o seu perfil de estudo, e como você funciona melhor na hora de aprender.

Fazer isso é importante para saber se você vai ou não aproveitar uma formação à distância, evitando gastar muito dinheiro e ter um desempenho ruim no curso.

Analise bem a sua rotina

Outro ponto muito importante a considerar é a sua rotina. Você precisa trabalhar enquanto estuda? Tem filhos? Cuida da casa? Tudo isso irá influenciar na maneira que um ou outro curso te ajudará a aprender.

Dessa forma, conheça muito bem o seu dia a dia antes de pensar se é possível encaixar um curso EAD na sua rotina ou não.

Conheça seus objetivos e prioridades

E finalmente: conheça seus objetivos e prioridades de aprendizado.

Qual é o seu objetivo ao fazer um curso de tecnólogo a distância? Você pretende alavancar a sua carreira? Quer um curso com mensalidade mais barata? Ou só precisa de uma formação mais rápida para fazer uma pós-graduação?

Conhecendo bem qual é a sua meta, você será capaz de avaliar com cuidado e inteligência se esse modelo é mesmo o melhor para você, e vai evitar dores de cabeça no futuro.

Por isso, não deixe de considerar essa parte também.

Como tirar o melhor proveito desse modelo de ensino?

Como aproveitar Cursos Tecnólogos EAD
Foto de drobotdean no Freepik.

Os cursos tecnólogos EAD são ótimas formações para você cursar, e em muitos casos, podem ser até melhores que um bacharelado, te colocando bem mais rápido no mercado de trabalho. E agora você já sabe como escolher o curso que melhor te atende.

Mas, para encerrar por aqui te ajudando ainda mais, temos algumas dicas para você tirar o melhor proveito desse modelo de ensino, e garantir o melhor desempenho nos estudos:

  • Tenha disciplina e responsabilidade com a sua formação;
  • Separe um tempo fixo para estudar;
  • Tenha organização com as suas demandas de estudo;
  • Estabeleça prioridades e objetivos de aprendizado;
  • Evolua aos poucos e com constância até o final do curso.

Fazendo isso, e escolhendo um curso reconhecido pelo MEC com toda a infraestrutura e qualidade de ensino, você tem tudo que precisa para garantir uma excelente formação e se destacar no mercado. Então anote tudo e boa sorte!

 

E se quer conferir mais conteúdos sobre cursos EAD, confira os outros posts do nosso blog!

Temos certeza que eles vão te ajudar!

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *