5 plataformas para aprender noções básicas de informática hoje

Conhecer noções básicas de informática se tornou uma obrigação para profissionais de qualquer área, e com o avanço da tecnologia, essa tendência só vem a aumentar, tornando difícil a vida de quem não consegue acompanhar as mudanças tecnológicas.

Por conta disso, saber onde encontrar cursos de informática de boa qualidade e de fácil acesso é essencial, já que eles são a melhor forma de se qualificar para o mercado.

Pensando nisso, nesse conteúdo separamos 5 plataformas online com cursos introdutórios e completos para te ajudar a ficar por dentro dessa área sem sair do conforto de casa, e, o melhor de tudo, sem pagar um tostão.

Quer conhecer cada uma delas? Então continue lendo. Te contamos tudo logo abaixo.

Noções básicas de informática da Fundação Bradesco

Noções básicas de informática
Foto cedida por Pexels

Para começar pelos níveis mais básicos e acessíveis, temos os cursos com noções básicas de informática da fundação Bradesco, uma das maiores plataformas de educação do Brasil.

Voltados para um público iniciante, esses cursos são perfeitos para quem precisa aprender o básico dessa área, e até mesmo para aqueles que querem mais qualificação, com outras opções de formação em programação e ciência de dados.

Mas, como o assunto aqui são os cursos introdutórios, vamos indicar os três melhores da plataforma nessa categoria.

Eles são:

  • Curso de Letramento Digital;
  • Curso de Fundamentos do TI;
  • Curso de Cultura Digital;

Essas 3 formações fazem parte da trilha de conhecimento “Primeiros Passos em Tecnologia” do site, que possui muitos outros cursos de tecnologia para iniciantes, e são uma ótima pedida para começar seu aprendizado.

Plataforma Unova

Seguindo caminho e ainda na seara dos cursos introdutórios, temos os cursos com noções básicas de informática da Plataforma Unova, mais um site de educação livre bem conhecido no Brasil.

O site oferta diversos cursos na área com cargas horárias que giram em torno de 40 horas, e nele você pode encontrar desde cursos sobre redes de computadores e informática aplicada a, claro, cursos básicos de informática.

E esses são:

  • Curso de Informática básica;
  • Curso de Informática Intermediária;
  • Curso de informática avançada.

Dentro de um aprendizado formal, esses cursos irão complementar ou reforçar o conhecimento aprendido nas formações da Fundação Bradesco, além de te abrirem portas para assistir a outros cursos da área na plataforma.

Khan Academy

Partindo para os sites estrangeiros de grande prestígio, temos os cursos de informática da Khan Academy, uma plataforma colaborativa online de educação, voltada para proporcionar educação gratuita e de qualidade a qualquer pessoa.

Com formações em todas as áreas do conhecimento, a Khan Academy também tem cursos de informática e computação de diversos níveis, que você pode encontrar tanto na plataforma em português da instituição, quanto na original, em inglês.

E apesar de encontrar bons cursos mais avançados na plataforma em português, é na segunda que estão os melhores cursos introdutórios, como:

  • Curso Computers and The Internet;
  • Curso Computer Science Principles;

Se você sabe inglês, esses cursos são ótimos para criar a base fundamental dos seus conhecimentos em informática, e, se quer aprender algo mais, a plataforma oferece diversos cursos avançados até mesmo no site em português, então as oportunidades são muitas.

Cousera

Seguindo a linha das plataformas estrangeiras, temos a Coursera, uma das maiores plataformas de aprendizagem de alto nível do mundo.

Lá você pode ter acesso a cursos de noções básicas de informática e conhecimentos avançados de diversas universidades renomadas, tornando esse o principal diferencial desse site no mercado.

Portanto, recomendamos essa plataforma para quem quer um nível de conhecimento um pouco maior nessa área, e você pode encontrá-lo em cursos como:

  • Information Systems Auditing, Controls and Assurance;
  • Data Privacy Fundamentals;
  • Cybersecurity for Tech professionals;

Essas são só algumas das dezenas de formações especializadas de faculdades do mundo todo, um prato cheio para quem quer não só aprender os fundamentos da área de informática, mas também se especializar em alguns campos do conhecimento e aplicações específicas.

Se você já passou pelos cursos introdutórios e busca algo mais localizado, vai encontrar muitas opções na Coursera, mas, apesar de tudo, assim como na Khan academy, as melhores formações são ofertadas em inglês, por isso, esteja atento para esse detalhe na hora da escolha.

Plataforma Aprenda Mais

Como última alternativa de noções básicas de informática, temos a Plataforma Aprenda Mais, site totalmente em português, com cursos introdutórios oferecidos pelo MEC, o que garante mais confiança e qualidade do conteúdo.

Na Aprenda Mais você também vai encontrar cursos um pouco mais complexos que os mais básicos do topo dessa lista, por isso também recomendados que os assista depois de já ter adquirido uma base fundamental sobre o mundo da informática.

Para citar alguns cursos interessantes dessa plataforma, temos alguns como:

  • Curso de Automação de sistemas;
  • Curso de fundamentos de Bancos de Dados;
  • Curso de Projeto de sistemas Web.

Apesar de ter muitos outros cursos em outras áreas, esses 3 são os mais relevantes em informática dessa plataforma, o que pode facilitar bastante o seu processo de aprendizado.

Bônus: 2 sites de empresas da área para se especializar

E está aí. 5 plataformas online e gratuitas com cursos de noções básicas de informática para começar ainda hoje, perfeitas para dar aquela turbinada nos seus conhecimentos ou mesmo aprender sobre esse mundo do zero.

Mas, para completar esse conteúdo, não poderíamos te deixar só com o básico. Por isso, temos 2 dicas de sites com cursos de empresas que atuam na área de tecnologia, com cursos em áreas específicas que podem vir bastante a calhar.

São eles:

  • Cursos da Plataforma Ateliê Digital do Google – Apesar de modesta, essa é a plataforma de aprendizado digital do Google, com cursos voltados para dados e aprendizado de máquina.
  • Cursos da Microsoft – Também especialista na área de Tecnologia, a Microsoft oferta cursos no campo de inteligência artificial, computação em nuvem e também de letramento digital, perfeitos para quem quer um conteúdo detalhado direto da fonte.

Pronto. Agora você já tem tudo que precisa para começar, então é hora de anotar nossas dicas e colocar a mão na massa!

E se você tem dúvidas ou sugestões de conteúdos, não esqueça de nos contar nos comentários. Estamos sempre prontos a te ajudar.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *