Estoquista: o que faz, quanto ganha e carreira profissional

O estoquista é um profissional muito requisitado em várias áreas. Sendo assim, há diversas oportunidades de emprego, geralmente dando preferência para pessoas ágeis e organizadas, que são características que se destacam nessa área.

Embora não seja uma profissão que receba o devido destaque social, o estoquista está presente em boa parte dos comércios onde entramos todos os dias.

Então, se você tem interesse nessa área, veja as informações que separamos. Neste texto, vamos explicar exatamente o que esse tipo de profissional faz, qual o seu salário, onde ele pode trabalhar e as formas de ingressar no mercado. Confira!

Quais as funções de um estoquista?

Estoquista
Estoquista – Reprodução

O estoquista é o profissional responsável por organizar o estoque. Essa tarefa exige que ele esteja apto para receber as mercadorias e separá-las da forma adequada. É importante que o profissional separe os itens por categoria e fique de olho nas datas de validade.

Também é necessário um adequado registro de tudo o que entra e sai da empresa, para que assim seja mais fácil repor as mercadorias em falta em tempo hábil.

Para termos uma ideia da importância desse profissional, pense em momentos em que você foi até uma loja de calçados, mas não encontrou seu número no mostruário. Então, o vendedor foi até o estoque para procurar pelo tamanho adequado. Se ele encontrou a mercadoria rapidamente é sinal de que o estoquista fez um bom trabalho, organizando tudo da melhor maneira para facilitar a vida de todos.

Qual o valor do salário de um estoquista?

Um estoquista recebe em média R$ 1.500,00, segundo algumas vagas para o cargo que estão disponíveis em sites de emprego. Contudo, o valor final dependerá da empresa, das funções e da qualificação do próprio profissional.

Pois, embora sua principal responsabilidade seja organizar o estoque, isso sofrerá algumas variações de empresa para empresa. Por exemplo, uma loja que vende mercadorias mais caras e que a organização necessita de um maior cuidado pode decidir pagar um valor maior para o funcionário.

Além disso, muitas vezes o estoquista também acaba executando funções de almoxarifado, o que pode causar variações no salário. Pois, embora sejam parecidos, esses cargos são diferentes. O profissional de almoxarifado é responsável por cuidar das matérias-primas da empresa, distribuindo os materiais para as linhas de produção conforme a necessidade.

Enquanto isso, o estoquista lida com os produtos que serão entregues diretamente ao cliente.

Qual a área de atuação de um estoquista?

Qualquer local que armazene e venda produtos precisa de um profissional em seu estoque. Mas, de forma geral, quem busca emprego na área pode atuar em:

  • Indústrias;
  • Supermercados;
  • Lojas de calçados;
  • Lojas de roupas;
  • Lojas de departamento.

Por isso, se você planeja investir na carreira terá muitos locais onde pode procurar emprego. Quanto maior a loja, maior é a sua necessidade de ter um profissional responsável por essa tarefa.

Muitas vezes, as lojas precisam contar com mais de um profissional da área, que devem trabalhar em harmonia.

Como iniciar a carreira de estoquista?

Não é preciso ter um curso superior ou qualquer outra formação específica para trabalhar como estoquista. Geralmente, as empresas exigem que o candidato tenha apenas ensino médio.

Portanto, quando encontrar uma vaga, você pode simplesmente enviar seu currículo e aguardar a oportunidade para participar de um processo seletivo.

Mas, como em todas as áreas, as empresas valorizam mais quem se atualiza e se aperfeiçoa. Nesse sentido, se você quer se destacar, pode fazer um curso livre. Há opções como “Almoxarife e estoquista” que lhe darão a base teórica para executar suas atividades.

É possível encontrar muitos desses cursos com certificado, e com carga horária e valores que vão variar conforme a instituição.

Portanto, antes de se matricular, faça uma pesquisa completa sobre a reputação da escola. Uma boa ideia é procurar pelas avaliações dos alunos e ver o desempenho da empresa em sites como o Reclame Aqui.

Além disso, se você não tem condições de pagar por um treinamento no momento, pode recorrer à internet, onde há materiais de graça em sites como o YouTube, e até mesmo cursos à distância completos gratuitos oferecidos por algumas instituições.

Treinamentos na área da Logística garantem uma visão mais completa do setor e também são bem-vindos.

Conclusão

Em suma, há muitas oportunidades para profissionais estoquistas e a área não exige que você invista em cursos caros e longos treinamentos. Assim, é possível estar apto para o trabalho em pouquíssimo tempo e até mesmo conseguir uma vaga sem ter experiência.

A média de salário pode variar bastante de empresa para empresa, mas uma das vantagens de investir na área é que você pode trabalhar em muitos setores.

Como em toda profissão, suas chances de sucesso se tornam maiores à medida que você acrescenta cursos e experiências em seu currículo. Pois, há sempre boas chances para se atualizar na carreira profissional.

Você conhece alguém que pode se interessar pela carreira de estoquista? Então, compartilhe este texto.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *