Bolsas de Estudo SENAC EAD: Requisitos e Descontos

Você conhece o sistema de bolsas de estudo SENAC EAD? Em todo o país, o SENAC oferece cursos gratuitos online e presenciais. Entre os níveis de ensino técnico, profissionalizante, graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, se você deseja investir em sua carreira profissional em uma instituição de qualidade e de grande reconhecimento no mercado, o SENAC é a sua melhor opção!

O sistema de bolsas SENAC EAD (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) foi criado pelo governo federal em 1946 para oferecer educação profissional e continuada de qualidade para atender o comércio, serviços e turismo no mercado brasileiro.

Por isso, ao optar por estudar no SENAC, você faz parte de uma das redes de ensino mais reconhecidas do Brasil.

De acordo com fontes oficiais da instituição,  está presente em mais de 1.800 cidades do país, com 600 escolas, unidades de ensino e unidades móveis.

Os cursos são oferecidos presencial ou online (EAD), nas mais diversas áreas do conhecimento, que vão desde a formação inicial até a formação continuada, ou seja, no estabelecimento de ensino do SENAC, você pode ter seu profissional em pleno desenvolvimento.

Bolsas de Estudo SENAC EAD
FOTO: Stanley Morales no Pexels

O que é o SENAC?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, foi fundado na década de 1940 e desde então treina milhares de profissionais todos os anos  como técnicos e graduados em diversos setores do mercado de trabalho.

O Senac é uma das escolas qualificadoras mais respeitadas e reconhecidas do país, e oferece diversos cursos gratuitos no Programa Senac, que abrange diferentes regiões do país e dá a jovens carentes a oportunidade de ter um curso de referência em seu currículo. E uma melhor chance de conseguir um bom emprego.

O Senac oferece vagas limitadas para pessoas carentes que sonham com uma oportunidade na área profissional oferecida pelo sistema de bolsas SENAC EAD.

Como Funcionam as Bolsas de Estudo SENAC EAD?

As bolsas de estudo Senac EAD podem ser parciais ou totais em cursos abertos de curta duração (excluindo cursos de línguas).

Em cursos de mais de 160 horas (excluindo ensino superior), como habilitações profissionais e técnicos, as bolsas são sempre integrais.

Estes seguintes pré-requisitos:

  • Ter renda familiar per capita de até dois mínimos;
  • Não estar matriculado no Senac no mesmo curso ou período daquele para o qual pretende se candidatar à bolsa;
  • Não participar de nenhum outro processo seletivo de bolsas do Senac;
  • Não ter desistido de curso do Senac como bolsista nos últimos dois anos; Não ser bolsista do Senac atualmente.

Sua inscrição na bolsa será automaticamente cancelada, caso você desista de participar do processo seletivo e se candidate às bolsas de estudo Senac EAD quando for identificada a inscrição.

Como se inscrever nas Bolsas de Estudos SENAC EAD?

Devido à transparência e igualdade de condições nas inscrições de bolsas, o Senac não oferece suporte para inscrições completas em suas unidades, mas a instituição oferece à comunidade computadores com acesso à Internet, localizados em suas bibliotecas e a concessão de bolsas para o Senac é 100% online, realizada em cinco etapas:

  • Escolha do curso
  • Registro no Login do Portal Senac
  • Cadastro do pedido de bolsa
  • Se confirmada a concessão do benefício, apresentação da documentação necessária no prazo indicado, menor de 18 anos apresentar RG e CPF do responsável legal.
  • Efetivação da matrícula

Para cursos de curta duração, com carga horária inferior a 160 horas, é necessário monitorar a disponibilidade de vagas no Portal Senac, que como a cada ano milhares de pessoas se inscrevem, o que torna o processo extremamente competitivo. Os cursos variam de acordo com o tempo e unidade escolhida pelo candidato.

O resultado da candidatura à bolsa ficará disponível cinco dias úteis após o cadastro da candidatura online no Espaço Exclusivo do Portal Senac, acessível apenas por login e senha pessoais, sendo que a concessão do benefício depende do número de vagas e da confirmação das aulas.

O Senac reserva o direito de cancelar, adiar ou transferir os cursos. Os documentos comprobatórios da renda declarada dos associados podem ser solicitados a qualquer momento pelo Senac.

A documentação falsa levará a perda do direito à bolsa e não você poderá se inscrever novamente pelo período de dois anos.

O aluno que abandona o curso ou não garante a frequência mínima de 75% em cada módulo também perde a bolsa.

Como funciona o Sistema de descontos das Bolsas de Estudo SENAC EAD?

Conheça as possibilidades de descontos para cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão universitária.

Para o ensino superior, o estudante poderá ter um desconto de até 30% (máximo) com a composição de descontos regionais (informados após a escolha do polo) e descontos institucionais.

Vamos analisar cada um dos sistemas de descontos e seus requisitos:

1. Comerciários – Desconto de até 20%

  • Técnicos: 20% de desconto;
  • Cursos livres: 10% de desconto.

Os exames ocorrerão no momento da inscrição, através do portal, via auto-instrução.

Desconto de até 20% desconto válido para alunos de pós-graduação da Rede Pública de Ensino a partir de 01/01/2018.

Para os cursos de mestrado, o aluno deve ter cursado o ensino médio na rede pública de ensino; O desconto é válido para alunos do Senac e ex-alunos que tenham frequentado ou concluído o curso anterior.

Por fim, o desconto é aplicado em bolsas em  alunos iniciantes a partir de 2021 que tenham feito o exame e obtido resultado igual ou superior a 501 pontos.

2. Corporativos (Empresas)

  • 10% a partir de 5 e até 20 matrículas em cursos livres e técnicos
  • 15% acima de 20 matrículas em cursos livres e técnicos

Desconto concedido nas inscrições efetuadas pelas empresas aos seus empregados, com percentual variável em função do número de inscrições em nome da empresa.

3. Sistema de Descontos por Pontualidade

Desconto concedido a alunos que paguem todo o módulo / semestre à vista, em boleto único, cartão de crédito ou débito.

No pagamento à vista, o desconto será de 5%; se o plano de pagamento do curso for superior a 6x, com pagamento à vista, o desconto será de 8%.

O desconto vale também para disciplinas regulares de cursos superiores, disciplinas dependentes e disciplinas optativas.

Como funcionam os sistemas de desconto do Senac?

Os descontos são pessoais e intransferíveis. Caso o aluno tenha direito a diversos tipos de descontos por perfil público (Senac ou pessoa jurídica), não haverá efeito cumulativo e deverá ser aplicado o desconto mais vantajoso para o aluno.

Pode ser combinado com as categorias Formas de pagamento, desconto de pontualidade ou Pagamento à vista. Inicialmente, é aplicado aos contribuintes do Senac um desconto de 20% sobre o valor total.

Depois disso, um desconto de 5% no pagamento à vista é aplicado ao saldo remanescente. O desconto pode ser alterado a qualquer momento sem aviso prévio da plataforma de ensino.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *