Bolsa Social SENAC EAD: Quem tem direito e como solicitar

Você conhece a Bolsa Social SENAC? O SENAC — Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma escola profissionalizante com mais de 70 anos de atuação, sendo a principal do país voltada para Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Atualmente, o SENAC está presente em mais de 2 mil municípios de norte a sul do Brasil. Com mais de 600 unidades escolares, empresas educacionais e unidades móveis.

A bolsa social SENAC oferece cursos presenciais e a distância em diferentes áreas do conhecimento, nos seguintes termos: da formação inicial e continuada aos estudos universitários, que permitem ao aluno planejar sua carreira profissional graças à Educação Continuada.

Como funciona a Bolsa Social Senac?

A Bolsa Social SENAC atua na formação e qualificação profissional, por meio da interação entre teoria e prática. Além dos cursos presenciais, a instituição oferece cursos a distância, ideais para quem busca o aprimoramento profissional com flexibilidade de tempo e espaço.

O SENAC se compromete com a Inclusão Social, oferecendo vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, por meio do programa Senac Gratuidade e outras iniciativas que transformam a vida de milhares de pessoas. Confira abaixo alguns dos cursos que o Senac oferece:

  • Assistente Administrativo
  • Excel Avançado
  • Operador de Caixa
  • Educação Pessoal e Financeira
  • Recrutamento e Seleção
  • Hospitalidade
  • Culinária Baiana
  • Básico de Depilação
  • Bolos Artísticos
  • Técnicas de Liderança

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) que oferece bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.

A ação é realizada em colaboração com o governo federal para expandir as possibilidades de integração, reintegração ou permanecer no mercado de trabalho para pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O programa oferece centenas de opções de cursos profissionalizantes, gratuitos e técnicos em diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e ampliar seus conhecimentos sobre a demanda empresarial, podendo até mesmo iniciar seu próprio negócio.

Como se inscrever na Bolsa Social Senac?

Para participar, os interessados ​​devem atender aos critérios do programa: ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais e não ter abandonado o curso no estabelecimento de unidade mais próxima que ofereça a possibilidade de aulas gratuitas.

Após a identificação do formulário e escolha do curso, o Formulário de Inscrição deve ser preenchido antes do prazo, disponível no site ou no Centro de Informações e Inscrições mais próximo. O resultado do procedimento de seleção é publicado online. Se aprovado, o SENAC entrará em contato com todas as informações para o preenchimento da vaga.

Os cursos disponíveis na Bolsa Social Senac são:

  • Acessibilidade em serviços e equipamentos turísticos
  • Assistência na atenção integral ao usuário com Diabetes Mellitus
  • Biossegurança em esterilização
  • Como construir um plano de marketing para o seu negócio
  • Cálculos aplicados a administração de medicamentos na Enfermagem
  • Garçom
  • Governança em meios de hospedagem
  • Libras Básico
  • Marketing Social
  • Mediação, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo
  • Recepcionista em meios de hospedagem
  • Vendedor

As inscrições para os cursos gratuitos do programa costumam ser abertas  duas ou três vezes por ano. O calendário pode ser acessado na guia “Informações do curso” de cada programa.

As unidades da Bolsa Social SENAC também suspenderam as aulas em sala de aula devido à nova pandemia do coronavírus, mas as aulas continuam com solicitações online. Investir em si mesmo é a maior garantia de sucesso.

Quem tem direito à Bolsa Social Senac?

Também conhecido como PSG, o Programa Senac de Gratuidade foi implantado em 2009 e pretende garantir vagas gratuitas para quem não pode pagar os cursos do Senac. Através de jornais e outras mídias, o Senac disponibiliza cursos, vagas e unidades onde serão oferecidas oportunidades.

Desde 2014, o Senac investiu sua receita líquida de contribuições em programas de educação inclusiva.

O programa da Bolsa Social visa atender a população brasileira de baixa renda cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos (o salário mínimo utilizado como base é o salário federal). Você pode simplesmente ser um trabalhador ou um desempregado. A prioridade é para alunos trabalhadores.

O segredo para você se inscrever no programa é o seguinte: some todos os salários (receita bruta) dos membros da sua família e divida o total pelo número de membros da família. Se a média for de até dois salários mínimos federais, você pode se inscrever para uma vaga. Por exemplo: você, seu pai, sua mãe e seu irmão de 10 anos moram em sua casa.

Só você e seu pai trabalham e a  renda bruta é de dois mil reais. Dividindo 2.000 reais pelo número de pessoas da casa (4), obtemos uma média de 500 reais per capita (valor inferior a dois salários mínimos), ou seja, você tem o direito de participar do programa de bolsa gratuita do Senac.

O SENAC está na vanguarda desse compromisso e há mais de décadas oferece os melhores cursos técnicos e profissionais, reconhecidos por sua qualidade e apreciados pelos empregadores em Gastronomia, Estética, Massoterapia ou Informática via Internet.

Acompanhe o curso técnico de sua escolha e garantia de uma redução de 50% na primeira mensalidade (válido apenas para novas inscrições feitas até  21 de fevereiro de 2022), e mais 20% no pagamento das demais mensalidades no mesmo dia. Cadastre-se hoje e ganhe este desconto exclusivo para o curso que você deseja.

Como é feito o processo de seleção?

A seleção de candidatos representa os seguintes critérios: ordem de classificação no montante de vagas do índice proposto e a apresentação dos documentos solicitados para o registo.

O Treinamento Técnico Senac prepara os alunos para atuarem em empresas comerciais, é um treinamento abrangente, que alia conhecimentos teóricos e experiência técnica, para ingressar em um curso de qualificação técnica é necessário ter o ensino médio completo.

Cursos gratuitos estão disponíveis a curto prazo e focados nos trabalhos mais exigidos no mercado de trabalho.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *