Plano de Carreira: o que é, como criar e planos

Você sabe o que é um plano de carreira? Se você está no início de sua carreira com apenas uma péssima ideia do que quer fazer, ou sabe exatamente o que quer, mas não tem certeza de como chegar lá, ter um plano de carreira é a chave para traçar seus próximos passos.

Não se preocupe – todo mundo tem que começar em algum lugar. Mesmo a carreira mais impressionante começou com posições de nível básico e a sensação irritante de “o que vem a seguir?”

Planejar ativamente sua carreira permite que você assuma o controle e prepare-se para o seu próximo passo.

Além disso, um plano de carreira ajudará você a descobrir quais movimentos fazer, marcos almejar e promoções sequenciais para abordar todo o caminho até o emprego dos seus sonhos. Vamos começar.

Plano de Carreira
FOTO: Jason Goodman on Unsplash

Por que criar um plano de carreira?

Criar um plano de carreira detalhado é uma das coisas mais úteis que você pode fazer para identificar onde está, onde quer estar e como chegar lá.

Se você não tem certeza de sua direção profissional ou de seu próximo passo de carreira, um plano escrito pode fornecer clareza à sua situação e estabelecer uma estrutura para o seu desenvolvimento de carreira.

Com isso em mente, aqui estão os passos para criar seu próprio plano de carreira.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é o processo de tomar decisões sobre o que você quer fazer com sua vida e como você a realizará. Não é apenas uma atividade, deve ser um processo contínuo que você revisa, especialmente quando você ou o mundo mudam.

O plano de carreira pode ser diferente para pessoas diferentes. No entanto, um ótimo lugar para começar é considerar suas habilidades e valores primeiro.

Com essa base, você pode começar a explorar quais tipos de trabalhos e funções se alinham com o que deseja. O planejamento de carreira pode envolver testes de avaliação, coaching profissional, programas educacionais e treinamento ocupacional.

Você tem que ter uma certa idade para planejar sua carreira?

Não há idade ou momento “certo” para começar a planejar sua carreira. Idealmente, quando você chegar ao final do ensino médio, terá alguma ideia do que quer fazer. Mas tudo bem se não for esse o caso.

Faculdade, escola profissionalizante e cargos de nível básico podem fornecer uma experiência valiosa. Você pode preencher seu currículo e rede à medida que restringe suas escolhas de carreira.

Não importa sua idade ou há quanto tempo você trabalha, faz sentido investir tempo em um plano de carreira.

À medida que você encontrar novas oportunidades e aprender mais sobre o seu campo, você vai querer mudá-lo para refletir seu crescimento.

Como você começa o plano de carreira?

Quando você se senta para montar um plano de carreira, há quatro áreas principais que você vai querer considerar. Estas são seus interesses, suas habilidades, seus valores e suas preferências.

Interesses são as coisas pelas quais você é apaixonado. Mesmo que você não fosse pago para fazê-las, gostaria de gastar tempo (e talvez dinheiro) aprendendo mais sobre elas. Pistas sobre nossos interesses muitas vezes podem ser encontradas em nossos hobbies ou em nossa escolha de curso universitário. Analise sua estante, assinaturas de e-mail e até mesmo seus aplicativos. Você percebe um tema?

Pergunte a si mesmo:

  • O que eu faria no meu tempo livre?
  • O que eu acho interessante?
  • Sobre o que eu leria um livro ou faria uma aula?

A próxima área a considerar são suas habilidades. Habilidades são o que você se destaca. Elas podem ser talentos naturais, ou podem ser áreas de competência que você desenvolveu ao longo do tempo. Essas são as características em que você pode confiar quando precisa fazer algo.

Pode ser preciso um pouco de criatividade para ver onde você pode transformar seus interesses e habilidades em opções de carreira. Por exemplo, se você é criativo e organizado, pode gostar de design gráfico, marketing de mídia social ou desenvolvimento de aplicativos. Não há mal nenhum em investigar algo que desperta seu interesse.

Pergunte a si mesmo:

  • No que eu sou bom?
  • O que eu faço melhor do que ninguém?
  • O que seria algo que eu faria de graça?

Depois de determinar no que você é bom e o que gosta de fazer, seus valores ajudarão a moldar como você usa esses talentos no mundo. Valores são as maneiras pelas quais você quer fazer a diferença.

Por exemplo, digamos que você queira se tornar um advogado. Você quer ser promotor, defensor público, conselheiro geral ou se especializar em uma propriedade intelectual? Você quer trabalhar em justiça criminal ou direito ambiental?

Pergunte a si mesmo:

  • Que problema eu sou apaixonado por resolver?
  • O que me deixa muito triste, feliz ou com raiva?
  • Que causa se beneficiaria das minhas habilidades e experiência?

Finalmente, imagine o dia dos seus sonhos no trabalho. Você está dirigindo para o trabalho, andando de bicicleta, andando ou saindo da cama? O ambiente de trabalho dos seus sonhos é um arranha-céu da cidade grande ou um café ensolarado em uma praia?

Seu trabalho o mantém ocupado ou você tem muito tempo para passar com amigos e familiares? Você está ganhando muito dinheiro, ou apenas o suficiente? Essas preferências ajudarão você a decidir qual carreira melhor se adequará a você e ao equilíbrio vida-trabalho que você deseja.

Modelos de plano de carreira

Para descobrir o que você realmente quer fazer – e se você está no caminho certo agora ou precisa mudar de direção – faça estas perguntas fundamentais sobre sua personalidade, preferências e valores:

  • O que me motiva e o que eu gosto de fazer?
  • Quais são meus atributos pessoais e prioridades de estilo de vida?
  • O que minha família e amigos veem como meus pontos fortes e fracos?
  • Quais são os cinco fatores importantes ou não negociáveis que estou procurando em um emprego?

Avalie suas habilidades

Além de suas preferências pessoais, suas habilidades existentes são um indicador importante da direção em que você pode seguir. Reflita sobre suas habilidades definidas com as seguintes perguntas:

  • Quais qualificações e experiência eu tenho?
  • Quais são os meus principais pontos fortes, habilidades transferíveis e habilidades técnicas?
  • Quais são as minhas maiores conquistas até o momento?
  • Quais são as minhas fraquezas e áreas de desenvolvimento?

Decida sua direção de carreira

Com base em seus valores, interesses-chave, atributos, habilidades e experiência, agora você pode começar a formular ideias sobre o tipo de funções e setores que se alinham bem aos seus objetivos atuais de carreira. Faça um brainstorming do seguinte:

  • As indústrias ou empresas que atraem você
  • Os tipos de funções pelas quais você é atraído
  • Como essas opções correspondem às suas preferências pessoais
  • Principais habilidades que podem precisar de desenvolvimento

Agora que você sabe para onde quer ir, é hora de definir algumas metas. Faça a si mesmo as seguintes perguntas para ajudar a dividir suas metas em marcos menores e mais gerenciáveis para o seu plano de carreira:

  • O que eu quero alcançar nos próximos seis, 12 e 18 meses?
  • Como e quando alcançarei minhas metas de treinamento e educação?
  • Como e quando vou ganhar as habilidades e a experiência adicionais de que preciso?
  • Como posso expandir minha rede e até quando?

Você precisa definir metas de desenvolvimento profissional que sejam alcançáveis e vinculadas a resultados do mundo real. Sua meta precisa ser:

Específica: Seja o mais preciso e claro possível sobre o que deseja alcançar.

Mensurável: Tenha critérios em vigor para medir como você está progredindo em direção ao seu objetivo.

Alcançável: Seu objetivo deve ser alcançável dentro de um determinado período de tempo.

Realista: Certifique-se de que seu objetivo possa ser genuinamente alcançado.

Baseado em tempo: Tenha um prazo para alcançar sua meta.

Exemplo: Vou me matricular no curso X e garantir que estou qualificado para trabalhar na área Y dentro de seis meses. Depois de me qualificar, vou me candidatar a um mínimo de três empregos na área Y por mês. Meu objetivo final é trabalhar na área Y dentro de 12 meses.

Revise seu plano de carreira regularmente

Depois de estabelecer seus objetivos e como alcançá-los, agora você tem uma direção mais clara para se concentrar.

É importante monitorar o progresso do seu plano profissional pelo menos a cada trimestre, para garantir que você esteja no caminho certo para atingir seus objetivos.

Reavaliar seu plano de carreira e metas é vital para permanecer no caminho certo e ajustá-los, conforme a sua gestão, com base nas mudanças nas circunstâncias econômicas e pessoais.

Redação EAD

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