Faculdades rápidas: descubra quais mais valem a pena

Optar por faculdades rápidas para alavancar a carreira é uma escolha tentadora quando você tem pouco tempo e muita pressa em se formar.

Mas saiba que nem sempre elas valem a pena, e algumas formações podem acabar te atrasando ou não tendo a qualidade necessária para a sua formação.

Sendo assim, nesse post vamos te contar tudo sobre essas graduações e te ajudar a escolher a melhor para você, além de indicar 5 opções que valem a pena, para aproveitar ainda mais o seu tempo dedicado.

Faculdades rápidas
Foto de rawpixel.com no Freepik.

Qual modelo de faculdade é mais rápido para cursar?

Quando o assunto são faculdades rápidas, alguns modelos de ensino sempre vêm a mente, como os cursos em modalidade EAD. Mas eles não são os melhores nesse quesito.

Entre as opções de curso superior perfeitas para quem tem pressa, existe outro modelo ainda mais atrativo: o curso tecnólogo.

Por normalmente terem duração de 2 anos, esses cursos são perfeitos para quem tem pressa, e quando unidos à modalidade EAD, podem te ajudar a se formar ainda mais rápido.

Sendo assim, se você está procurando uma maneira fácil e rápida de estudar e garantir o seu diploma, eles são a melhor opção a considerar, mas devem sempre ser feitos com o máximo de responsabilidade.

É possível fazer faculdade em 1 ano?

Essa é uma dúvida muito comum de quem procura faculdades rápidas para cursar, e uma que você também já deve ter feito.

Com o curso tecnológico em ascensão e a possibilidade de fazer uma graduação em menos tempo, muitas pessoas acabam se perguntando se é possível encurtar esse tempo ainda mais, e encontrar uma formação que dure apenas 1 ano.

E a resposta é não.

Apesar de existirem cursos de bacharelado e licenciatura intensivos, com duração de 18 meses (1 ano e meio) e muita demanda do mercado, não é possível concluir nenhuma faculdade em um período menor do que esse.

Além disso, fazer um curso com carga horária densa que forma profissionais em um período curto de tempo pode prejudicar a sua educação, fazendo com que o seu dinheiro e o seu tempo sejam gastos à toa.

Por isso, nunca abra mão da qualidade do seu ensino por uma formação com grade curricular curta demais.

Quando fazer uma faculdade rápida é vantajoso?

Faculdades rápidas é vantajoso
Foto cedida por Freepik.

Depois do que acabamos de dizer, você pode estar em dúvida se vale mesmo a pena investir em faculdades rápidas ou não, e saiba que elas não são realmente ruins.

Graduações mais curtas podem ser vantajosas em vários casos, como:

  • Quando você precisa entrar no mercado de trabalho mais rápido;
  • Quando a necessidade de se formar é muito grande;
  • Quando você não precisa da formação para começar uma carreira;
  • Quando você não tem como bancar um curso de nível superior comum.

Fazer uma faculdade rápida pode ser a melhor opção para as suas demandas pessoais, ou a forma mais fácil de ingressar em uma faculdade quando você precisa trabalhar. Tudo depende das suas prioridades.

Por isso, analise os prós e os contras dessa forma de graduação, e descubra se ela serve realmente para você.

5 faculdades rápidas que mais valem a pena fazer

Nós Já vimos quais são as vantagens e características das faculdades rápidas. Mas ainda não falamos sobre aquelas que valem realmente a pena fazer.

Como já dissemos, nem sempre um curso rápido é o melhor para você, e existem diferentes formas de ingresso nele. Por isso, fazer uma boa escolha nessa hora é essencial.

Sendo assim, para facilitar essa etapa para você, separamos 5 faculdades mais rápidas que valem mesmo a pena:

1- Tecnólogo em Gestão Financeira

Os profissionais de gestão financeira, responsáveis por cuidar das finanças e gerenciamento financeiro de empresas de diversos tipos, são essenciais em qualquer organização, e por isso o mercado para quem se forma nessa área é muito atrativo.

E com um curso de tecnólogo, você pode encurtar ainda mais o seu caminho até lá e atender às demandas do mercado de trabalho.

2- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para quem precisa entrar no mercado rápido e garantir uma profissão em alta, esse curso é a melhor escolha.

Com um tecnólogo em Análise de Sistemas você vai estar em forma para o mercado em apenas 2 anos, e pode começar a trabalhar enquanto se forma, em um diploma de curso superior, garantindo uma vaga em um dos vários setores de tecnologia do mercado.

3- Tecnólogo em Gestão Comercial

A Gestão Comercial, assim como a Gestão Financeira, é uma das partes mais importantes de uma empresa.

Um profissional formado nessa área cuida de toda a parte de compra e venda de mercadorias, relacionamento com os clientes, pesquisas de concorrência e tudo relacionado às atividades comerciais de um negócio, e por isso, também há muita oportunidade para esse segmento no mercado.

4- Tecnólogo em Marketing

Como já falamos em outros posts, a área de Marketing é um segmento cada vez mais ativo no mercado de trabalho, com muitas oportunidades e diversas vagas no ramo do Marketing Digital.

Sendo assim, essa também é uma graduação rápida que vale a pena o seu tempo, e também dura apenas 4 semestres.

5- Tecnólogo em Comércio Externo

Por fim, vem o tecnólogo em Comércio Externo.

Se você não conhece bem essa área, saiba que os profissionais desse ramo são responsáveis por cuidar de operações de importação e exportação de empresas, lidando com processos legais e gerenciando tributos, logística e operações de venda e recebimento de importações.

Essa é uma área muito promissora para investir, e, assim como o ramo da logística, costuma ter oportunidades para quem conseguir se posicionar bem no mercado.

O que levar em conta ao escolher cursos de graduação?

Faculdades rápidas o que levar em conta
Foto de lookstudio no Freepik.

Fazer faculdades rápidas é mesmo uma boa opção para se formar em menos tempo e começar a carreira na frente dos concorrentes. E nessa hora, é importante fazer uma boa escolha. Mas como escolher bons cursos de graduação?

Analise os seus interesses e habilidades

O primeiro ponto que você deve levar em conta nessa hora é o seu interesse profissional.

Conhecer seus interesses profissionais e analisar as habilidades que você já tem é uma forma eficiente de entender qual curso você deveria fazer.

Cada curso superior demanda competências específicas, e sem a vontade e o interesse de se especializar em uma área, você não vai ter o que é preciso para ser um bom profissional.

Por isso, não esqueça dessa parte.

Estude o mercado de cada curso

Assim como o primeiro ponto, estudar o mercado do curso que você tem interesse é outra ótima ideia que vai te ajudar a fazer a melhor escolha de graduação.

Afinal de contas, uma boa perspectiva de ingressar no mercado de trabalho e boa remuneração também são partes importantes do seu trabalho, e de nada adianta investir em cursos que não vão te trazer um bom retorno nesse quesito.

Conheça a reputação de cada instituição

Assim como é importante estudar bem o mercado de cada formação, conhecer a reputação da instituição de ensino que oferta cada curso também é uma etapa crucial da sua escolha.

Por isso, saiba se o curso em questão é reconhecido pelo MEC, qual a nota de cada instituição, e qual a reputação dela no mercado. Isso vai te garantir uma escolha segura e uma formação superior de qualidade.

Busque um bom custo-benefício

Por fim, busque sempre um bom custo-benefício.

Apesar de ser possível conseguir bolsas de estudo em várias instituições, você terá que pagar por um curso na maioria das vezes, e isso significa que encontrar uma formação com um bom custo-benefício é sempre essencial.

Por isso, leve isso em conta na hora de tomar a sua decisão, e busque sempre equilibrar preço e qualidade em cada formação.

 

E isso é tudo. Agora você já sabe tudo que precisa para escolher faculdades rápidas que valem a pena o seu tempo, e pode aproveitar todas as vantagens dessa formação para a sua carreira.

Então, guarde bem essas dicas e boa escolha!

E se quer continuar aprendendo mais sobre carreiras e cursos de formação profissional, confira os outros conteúdos do nosso site!

 

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *