Curso de vigilante online: como funciona, onde fazer e carreira

A área de vigilância e segurança privada é um mercado amplo e concorrido no Brasil, e com o advento da educação à distância, muitas pessoas procuram por um curso de vigilante online para começar nessas carreiras.

Mas será que essa formação é realmente possível? E onde encontrar cursos de qualidade, com tantas opções no mercado?

Se você tem essas perguntas, saiba que está no lugar certo. Nesse post vamos te contar como funciona a modalidade online de um curso de vigilante, além de te dar dicas de onde fazer, principais requisitos para essa formação e até dicas sobre o mercado de trabalho.

É possível fazer um curso de vigilante online?

Curso de vigilante online
Foto cedida por Pexels

Essa talvez seja a pergunta mais importante desse post. E se você está curioso para saber, aqui vai a resposta: Sim, mas com algumas restrições.

Tendo sido pensado para acontecer apenas em modalidade presencial, o curso de vigilante ganhou uma forma híbrida a partir de abril de 2021, com o lançamento da PORTARIA Nº 6-CGCSP/DIREX/PF da polícia federal, que autoriza as escolas e centros de treinamento a ofertarem aulas semipresenciais.

Isso significa que, caso escolha essa opção, você pode assistir às aulas teóricas de um curso de vigilante pela internet, mas ainda terá que passar por uma etapa de treinamento presencial, cursando todas as disciplinas de aplicação prática.

Por isso, apesar de ser perfeitamente possível fazer um curso de vigilante online, ainda não é possível cursá-lo de forma 100% remota.

Então, preste bem atenção na hora de escolher o curso que irá fazer, já que é muito fácil se enganar com propagandas falsas nessa hora.

Quanto custa um curso de vigilante?

Tendo entendido como funciona um curso de vigilante online, é hora de você saber quanto vai te custar essa formação, e saiba que isso depende de alguns fatores.

Já que existem diversas opções com níveis e qualidade diferentes no mercado, os preços de um curso de vigilante não são fixos, podendo variar conforme o estado em que você mora, os detalhes de cada escola, e até mesmo o nível de instrução e qualidade do curso.

Por isso, você pode encontrar cursos com preços que vão desde os R$ 400,00 até formações mais caras, chegando a mais de R$ 3,000. Tudo depende dos fatores que estão em jogo na hora da pesquisa de custo.

Sendo assim, fazer uma boa pesquisa é essencial nessa hora, além, é claro, de atestar a qualidade da escola de segurança, e do conteúdo que está sendo ofertado.

Onde fazer um curso de vigilante online?

Tudo bem. Você já sabe quanto vai gastar nessa formação, mas onde exatamente pode fazer um curso de vigilante online?

Levando em conta as condições de ensino semipresencial que mencionamos, a forma mais segura de fazer esse curso é por meio de uma escola de formação de vigilantes autorizada pela polícia federal.

Para encontrá-las, você pode procurar centros de treinamentos de segurança privada na sua cidade, ou mesmo pesquisar essas escolas no google, digitando o nome da sua cidade + título do curso.

Além disso, vale ressaltar que também existem muitos cursos online de extensão e especialização na área de segurança, e, esses sim, podem ser feitos de forma 100% remota, só depois da conclusão do curso básico de vigilantes.

Também é importante destacar que, com o volume de opções de cursos na internet, é muito fácil encontrar alguns cursos básicos de vigilante 100% online.

Apesar de muitos serem ofertados por escolas virtuais de confiança, nenhum deles pode substituir a formação de uma escola credenciada pela polícia federal, ou mesmo as condições de regime semipresencial.

Por isso, lembre-se sempre de prezar pela qualidade e compromisso com a formação de profissionais que só as escolas credenciadas podem dar.

Quais são os requisitos de um curso de vigilante?

Ainda falando sobre os detalhes da formação de vigilantes, é hora de entender outro ponto importante dela: os requisitos para se inscrever em um curso.

Seja em um curso de vigilante online, ou nas modalidades 100% presenciais, existem algumas condições que você precisa cumprir para ser aceito nessa formação, e elas são:

  •  Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  •  Ter idade mínima de 21 anos;
  •  Saber ler e escrever;
  •  Ter histórico criminal limpo (sem antecedentes criminais);
  •  Ter Ensino médio completo (para exercer a função) ou ensino fundamental básico(para se inscrever no curso).

Além disso, esses documentos também são necessários na hora da inscrição:

  • Cópias de RG, CPF e comprovante de residência;
  • Atestado médico de aptidão para atividades físicas;
  • Carteira de reservista (para homens);
  • Comprovante de quitação de obrigações eleitorais;

Alguns requisitos, como bons antecedentes criminais, precisam ser atestados por documentos oficiais, que podem ser emitidos por órgãos competentes, como a justiça militar estadual ou federal, um fórum regional legalizado ou um posto de atendimento da Polícia Civil.

Oportunidades de carreira para vigilantes

Se leu até aqui, você já sabe as respostas para as principais perguntas sobre um curso de vigilante online, e até mesmo como ele funciona na prática.

Então, só resta falarmos sobre as oportunidades de trabalho nessa área, para te ajudar a decidir qual é o caminho perfeito para você.

Como é de se esperar, á área de segurança privada é um segmento amplo, abrindo várias oportunidades de trabalho em todo o país, esteja você começando na área ou mesmo buscando se especializar.

Sendo assim, essas são as principais oportunidades de trabalho para vigilantes:

  • Segurança e vigilância bancária;
  • Segurança de festas e eventos;
  • Segurança e patrulha residencial;
  • Transporte de valores;
  • Segurança com escolta armada;
  • Segurança de empresas privadas.
  • Instrução em escolas de formação de vigilantes.

Vale lembrar que existem outras carreiras que também podem ser opções para você, como os trabalhos de vigia ou mesmo de porteiro residencial, formações perfeitas para começar na área.

Então, se ainda está decidindo por onde começar ou mesmo que caminho seguir, essas são ótimas opções para te guiar.

Bônus: como evoluir nessa profissão

Agora você sabe tudo que precisa sobre o curso de vigilante online, como funciona, onde fazer, e até mesmo as oportunidades de trabalho que ele pode trazer. Dessa forma, já está apto para dar os primeiros passos nessa carreira.

E pensando justamente nela, separamos uma última dica bônus, para você evoluir ainda mais na sua trajetória profissional:

  • Aposte sempre em cursos de extensão e especialização.

Em um mercado concorrido e amplo, você precisa se diferenciar. Por isso, nunca deixe de se especializar e buscar cursos de extensão na área de segurança. Eles são ótimas portas de entrada para melhores oportunidades de trabalho.

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *