Engenharia da Computação: O que faz, onde cursar e salário

A engenharia da computação existe na interseção entre tecnologia e inovação. Um campo profissional dinâmico, a engenharia da computação oferece carreiras variadas em engenharia de hardware (por exemplo, microprocessadores) e desenvolvimento de software – cada uma que impulsiona os avanços da computação em setores que vão do aeroespacial à saúde.

A engenharia da computação combina ciência da computação e engenharia elétrica para novos avanços na tecnologia digital, redes de computadores e sistemas de computador.

Por sua vez, os engenheiros de computação usam seu amplo conhecimento de design de hardware,  software e programação de computadores para tornar as plataformas e aplicativos de computação mais eficientes e eficazes.

Integrando perfeitamente as mais recentes inovações, os engenheiros de computação desenvolvem novos hardwares de computador, projetam e implementam aplicativos de software e aprimoram os recursos de redes e sistemas de comunicação.

Engenharia da Computação
FOTO: Field Engineer no Pexels

Definindo Engenharia da Computação

O objetivo da engenharia da computação é expandir a capacidade e aplicabilidade dos computadores. Por exemplo, os engenheiros de computação podem procurar dispositivos que processam informações mais rapidamente do que em iterações anteriores; eles podem procurar tornar os computadores menores e mais portáteis, e podem inovar novas funções para a tecnologia de computadores ou trabalhar para aumentar a acessibilidade.

Ciência da computação é o estudo de computadores e sistemas computacionais e o uso de algoritmos avançados para ajudar a resolver problemas comuns de computação.

A engenharia eletrônica envolve o projeto e desenvolvimento de circuitos, placas de circuito e outros elementos eletrônicos que permitem que os computadores funcionem.

Como os engenheiros de computação combinam esses campos, eles são capazes de promover a utilidade e a potência dos computadores, aprimorando software, sistemas e redes, bem como melhorando o próprio hardware do computador.

Deveres de um Engenheiro de Computação

Os deveres básicos dos engenheiros de computação envolvem pesquisar, projetar, desenvolver e testar todos os aspectos de um sistema de computador.

A engenharia da computação envolve desenvolvimento de software. Também pode envolver:

  • Sistemas operacionais
  • Sistemas de mensagens instantâneas e e-mail
  • Navegadores da Web
  • Aplicativos de todos os tipos, de bancos de dados a planilhas e videogames
  • Componentes de segurança, como firewalls e software antivírus
  • Utilitários como backups de arquivos

Engenheiros de computação podem abordar os vários componentes que compõem o hardware do computador, incluindo:

  • Microprocessadores
  • Chips de memória, incluindo RAM e ROM
  • Dispositivos de armazenamento de dados, como discos rígidos e unidades ópticas
  • Dispositivos de entrada (teclados, joysticks, mouses de computador) e dispositivos de saída (scanners, impressoras, controles remotos)
  • Componentes de rede, como roteadores

Engenheiros de computação podem reunir todos esses componentes para resolver um problema ou melhorar a eficiência da computação.

Eles são então encarregados de testar e refinar cuidadosamente suas soluções, conforme necessário.

Projetos específicos que um engenheiro de computação assume podem variar de prolongar a vida útil da bateria de um novo dispositivo inteligente até corrigir bugs e falhas em um determinado programa de software.

Engenheiros de computação também podem simplesmente procurar maneiras de tornar os dispositivos menores, mais rápidos ou mais poderosos.

Onde os engenheiros de computação trabalham?

Engenheiros de computação trabalham em uma ampla gama de diferentes indústrias. O exemplo mais óbvio de onde os engenheiros de computação trabalham é em empresas de informática, como Apple, Microsoft e Dell. No entanto, as posições de engenharia da computação também são cruciais nos seguintes campos:

  • Telecomunicações (trabalho de cabo óptico, projeto de circuito e outras tarefas)
  • Aeroespacial (desenvolvimento de software de aviação, por exemplo)
  • Automotivo (projetando ou melhorando os computadores usados nos sistemas elétricos dos carros)
  • Cuidados de saúde (desenvolvimento de software de diagnóstico e ferramentas de gerenciamento de dados, entre outras tarefas)
  • Empresas de design de software ou videogame (corrigindo bugs e inovando novos protocolos de segurança, por exemplo)

Crescimento e Perspectivas do Trabalho de Engenharia da Computação

Com a crescente necessidade de avanço tecnológico, não deve ser uma surpresa que aproximadamente 38% de todos os profissionais tecnológicos trabalhem em engenharia da computação—hardware (27%) e software (11%). No entanto, entre esses dois caminhos, as perspectivas para engenheiros da computação são ligeiramente temperadas quando comparadas aos engenheiros de software.

Mais inovação está ocorrendo no desenvolvimento de software e o crescimento da carreira para engenheiros da computação deve chegar a 7% nacionalmente.

Por outro lado, espera-se que as carreiras de engenharia de software cresçam 22% nacionalmente ao mesmo tempo, superando em muito a média nacional para todas as ocupações.

Os fatores responsáveis por esse crescimento? Indústrias emergentes, investimentos maciços de capital de risco em start-ups de tecnologia e a crescente demanda por tecnologia móvel. Engenheiros de computação com mestrado ou superior devem ter as melhores perspectivas.

Passos para se Tornar um Engenheiro de Computação

Com um desejo crescente e insaciável de avanços tecnológicos – tanto por empresas quanto por consumidores – a necessidade de profissionais de engenharia da computação treinados, qualificados e qualificados parece não ter limites.

Tornar-se um engenheiro da computação requer uma extensa educação universitária que pode levar de quatro a sete anos para ser concluída.

Nos dois primeiros anos de um programa de bacharelado, os alunos normalmente concluem os pré-requisitos de engenharia da computação e cursos de educação geral.

Os últimos dois anos se concentram em aulas fundamentais em ciência da computação, engenharia elétrica e matemática. Os alunos normalmente estudam software, hardware, rede e segurança.

Muitos empregadores preferem engenheiros com diplomas avançados, o que significa mais dois anos de trabalho de mestrado para se qualificar para esses empregos.

Por fim, se os objetivos profissionais incluem pesquisa aplicada ou uma carreira acadêmica, um doutorado em engenharia da computação pode ser a resposta.

Engenheiros da computação podem trabalhar como solucionadores gerais de problemas ou podem se concentrar em um aspecto de sua carreira.

Para os profissionais de hardware, a educação continuada em desenvolvimento de software pode ser benéfica e vice-versa.

À medida que os campos estão evoluindo continuamente, os candidatos a emprego vão querer ir aonde existem oportunidades.

Especialize-se, mas permaneça ágil. Algumas corporações podem exigir que os funcionários busquem certificações avançadas em sistemas de hardware ou software.

Exames de certificação são oferecidos para comparar habilidades para um possível empregador ou avançar na empresa. Eles podem ser uma parte essencial do arsenal de busca de emprego.

Opções de Curso de Engenharia da Computação

Os cursos de engenharia da computação estão disponíveis nos formatos campus e on-line e variam de programas de graduação de associado de dois anos a estudos avançados de pós-graduação em nível de doutorado.

A instrução varia de programas de doutorado específicos da carreira — como um diploma de associado em tecnologia eletrônica – a programas de doutorado focados em pesquisa em processamento de sinais digitais.

Cada etapa acadêmica oferece aos alunos a oportunidade de não apenas aprimorar seus conjuntos de habilidades existentes, mas também desenvolver conhecimentos e habilidades em áreas novas ou mais especializadas.

Habilidades de Engenharia da Computação

Os engenheiros de computação devem ter uma mistura de habilidades suaves e de empregabilidade, além de conhecimento técnico.

Essas habilidades interpessoais incluem pensamento crítico, comunicação e gerenciamento de projetos e tempo. Os engenheiros de computação devem ser orientados a detalhes, ser analíticos, ser excelentes solucionadores de problemas e ser capazes de identificar, analisar e elaborar soluções para problemas complexos.

Como uma posição multifuncional, a engenharia da computação exige que os indivíduos sejam comunicadores fortes e capazes de trabalhar em estreita colaboração com outros colegas e clientes.

Devido à natureza em constante evolução da tecnologia, os engenheiros de computação devem buscar o desenvolvimento profissional em sua área de concentração, seja engenharia biomédica ou automotiva.

 

Redação EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *